A rede social é composta por pessoas ou organizações que se conecta por vários motivos, pra para se conectar e interagir um com os outros, é um lugar de entretenimento, onde um vídeo, uma foto ou até mesmo frase, (Sem vírgula) pode repercutir de forma positiva ou negativa, por ser um espaço onde as pessoas ganham voz por trás de um teclado. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Surgiu recentemente um termo nas rede sociais como cancelamento (Melhore a construção dessa ideia), a qual o indivíduo é cancelado por um ato que a sociedade julga ser errado, alguém grava ou tira foto e publica e é compartilhado com várias pessoas (Essa discussão está incoerente). A pessoa passa a ser julgada e criticada em rede social, perdendo seguidores, patrocínio, eventos, serviços que fazia usando sua imagem, sendo grandemente prejudicadas. Geralmente acontece com celebridades, mais mas pode ocorrer com anônimo também. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) No entanto cancelar, desprezar alguém não é uma boa forma de corrigir quem errou, pois acaba errando também (Evite construções clichês), essa nova cultura de cancelamento nas redes sociais revela o quanto a sociedade se encontra intolerante a falhas e distante de pensar no outro, de se colocar no lugar de quem errou. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, este caso precisa de um olhar especial do Ministério da Educação e do Poder Público, (Melhore a coesão textual. O ponto final aqui seria mais adequado) faz-se necessário implementar campanhas, projetos, palestras com profissionais da área humana e educação em escola pública e privada com o objetivo de ensinar, e fazer refletir nas suas palavras, para que venha ter respeito e empatia com o outro em diversas situações. Verificar casos de agressões estabelecendo uma multa (Vírgula) a fim de diminuir a cultura de cancelamento em rede social. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |