A cultura do cancelamento nas redes sociais ### - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 21/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o avanço da tecnologia os meios de comunicações se tornaram cada vez mais usuais, atualmente diversas pessoas utilizam grande parte de seu tempo para navegar em redes sociais. Consequentemente a popularidade de algumas pessoas se elevaram, se tornando os "influenciadores" e famosos digitais. Assim, com tanta fama em torno do indivíduo há uma maior probabilidade de ter sua vida pessoal e profissional manchada ou quebrada, com a cultura do cancelamento. (Reestruture essa discussão) O que pode ser explicada por um julgamento feito por usuários, pessoas anônimas para expor o pensamento ou citação com teor discriminatório do influenciador a suas empresas parceiras. O problema é a ocorrência de um falso julgamento, ou um método baixo para eliminar as oportunidades do adversário com falsas denúncias. Para citar soluções para o problema é necessário entender o que acontece com os alvos e como esse problema sendo usado por cada vez mais pessoas pode ocasionar um futuro controle digital. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiro (Vírgula) é necessário entender que a a internet (Vírgula) mesmo sendo um ambiente instável para a aplicação das leis com suas diversas "camadas", sites e a criação de vários em um pouco espaço de tempo , possui monitoramento e patrulha de agentes da lei, em exemplo a organização da Policia Federal, que em muitos de seus casos, (Sem vírgula) tem êxito em busca de pedófilos, assassinos, discursos preconceituosos e desumanos, assim como em vendas de mercadorias ilegais, chegando até mesmo ao tráfico de pessoas, localizados na conhecida "Deep web" (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim exercer esse monitoramento dos usuários só desfoca e atrapalha o trabalho dos agentes públicos. (Abordagem superficial. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Segundo (Vírgula) é correto acrescentar que em muitos casos não a há um posicionamento ofensivo, mas apenas uma opnião que pode não coincidir com o pensamento de alguns, acontecendo a proibição da liberdade de expressão, algo intolerável com tantos movimentos e conscientizações a favor da liberdade, em exemplo o Iluminismo. Assim houve casos como os youtubers "Rato borrachudo" e "Monark" que tiveram suas contas no "Twitter" "espamadas" por comentários não só ofensivos (Vírgula) como também de denúncias as empresas e parcerias de relacionamento profissional dos influenciadores. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Para eliminar o problema do cancelamento, é recomendável a adoção de conscientização por meio dos próprios influenciádores e de órgãos da segurança digital para aconselhar os usuários a não acionar a falsa denúncia devido ao uso de má fé ou ao uso da liberdade de expressão, e sim de denunciar à policia para a investigação da ocorrência. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200