“A cultura do cancelamento é um fenômeno em que uma pessoa é ejetada de uma posição de influência ou fama devido a atitudes questionáveis”. Essa é a definição da Wikipédia sobre algo muito presente em redes sociais e que, certamente, prejudica a imagem e, consequentemente, a carreira do “cancelado”, cujo, se for uma celebridade, pode perder parcerias, por exemplo. Assim, evidencia-se um problema, causado pela falta de cautela de uma vítima e pela falta de respeito por parte dos responsáveis pelo cancelamento. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, cancelamentos geralmente ocorrem com pessoas que sedimentam ações que vão de encontro com a regra estabelecida por uma sociedade e a burlam – como realizar festas em um período que não deveria havê-las. Isso, obviamente, chama a atenção de outros indivíduos, que passam a criticar o feito, e com razão. Em um meio virtual, como em redes sociais, por meio de postagens com determinadas ações, há um agravante: o botão de compartilhar, que dá aos internautas o poder de viralizar qualquer informação presente na página. Logo, sem cautela, um indivíduo pode facilmente ser vítima de críticas e, por certo, a depender de sua atitude, ser cancelado e prejudicado no meio físico também. Dessa forma, é necessário que, antes de postar algo, o indivíduo tenha cuidado, a zelar por sua própria imagem. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de respeito dos usuários que criticam certa atitude também ocasiona o óbice. Muitos indivíduos sabem que o ser-humano ser humano comete erros, então é necessário que os mesmos respeitem quando o outro comete um, o reconhece e pede desculpas (Evite esse tipo de construção. Reformule). Infelizmente, não é o que ocorreu com uma influenciadora digital que, segundo a UOL, reuniu amigos em sua casa em um período importuno, de isolamento social, devido a pandemia, reconheceu o erro, pediu desculpas e, mesmo assim, foi cancelada por outros usuários da rede social (Melhore a apresentação dessa discussão). Por conseguinte, sua imagem no meio físico ficou manchada, e ela teve sua carreira danificada. Desse modo, o respeito com o próximo faz-se crucial também nas redes sociais, já que, quando não presente, a qualidade de vida de alguém pode ser colocada em risco. (Reestruture, delimite e explore as discussçies com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a cultura do cancelamento é algo que ocorre muito em redes sociais, comumente aplicada em indivíduos cujo realizam atos questionáveis, e raramente encerrada, mesmo quando a vítima pede perdão. Além da maior cautela de uma possível vítima, é imprescindível que as redes sociais, tais como Facebook e Twitter, conscientizem seus usuários a respeitar o limite entre crítica e cancelamento por intermédio de avisos em sua página, com o intento de reduzir o fenômeno da cultura do cancelamento e os danos à imagem e à carreira de seus utilizadores. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |