A cultura do cancelamento nas redes sociais tem impedido muitas pessoas de fazerem uso do seu direito de liberdade de opinião e de expressão garantidos pelo artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Vírgula) adotada pela Organização das Nações Unidas em 1948. Tal fato ocorre por causa da intolerância presente na sociedade virtual, que produz o desrespeito ao próximo, impedindo o diálogo e realizando um julgamento sem direito à defesa. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o dicionário Michaelis, intolerância é a intransigência contra pessoas que têm opiniões, atitudes, ideologias ou crenças diferentes da maioria. Atualmente, essa é uma prática contínua nas redes sociais, que motiva muitos internautas a não se expressem pelo medo de serem julgados, hostilizados e excluídos dos grupos. Logo, faz-se necessária uma intervenção que proporcione à comunidade virtual um sentimento de empatia e de tolerância. (O argumento apresentado precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notório que todas as pessoas desejam ser respeitadas. Mas segundo o político João Dória Jr., o respeito é produzido por meio do diálogo. Contrariamente a tal desejo, os praticantes da cultura do cancelamento desrespeitam os demais usuários ao impedir o diálogo, julgando-os sem direito à defesa e levando-os à exclusão dos grupos sociais virtuais. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture e explore mais as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, percebe-se que muitos usuários das redes sociais estão deixando de fazer uso de seu direito de opinar e de se expressar devido à cultura do cancelamento. Para que essa prática venha cessar, é necessária a intervenção do Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente), em parceria com o Ministério da Justiça (Vírgula) realizando palestras em escolas e campanhas educativas nas redes sociais, a fim de produzir um sentimento de empatia e tolerância. Também deve mostrar aos usuários os impactos negativos da prática do cancelamento, como danos psicológicos, patrimoniais e possíveis causas judiciais que podem surgir. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |