A cultura do cancelamento surgiu com o intuito de permitir que as minorias pudessem denunciar e boicotar pessoas ou empresas com atitudes reprováveis.Contudo,essa atitude acabou se tornando autoritária,assumindo,assim,uma face insensível e intolerante.Por isso,é fundamental discutir sobre esse tema e resolver os problemas envolvidos nele. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro,é necessário reconhecer que o cancelamento já foi válido,mas foi deturpado (Melhore a construção dessa ideia).O cancelamento surgiu para que pessoas,que antes não tinham voz,pudessem,por meio das redes sociais, fazer denúncias que não poderiam ser ouvidas de outra forma,como no caso da #metoo,em que mulheres puderam denunciar casos de abuso sexual pelo Twitter.Porém,o cancelamento foi mal interpretado,e,por conta disso,o simples ato de discordar se tornou motivo para o cancelamento,como no caso do comediante Danilo Gentilli,que foi cancelado por discordar de uma decisão do Presidente Bolsonaro,segundo noticiado pelo UOL.O cancelamento se tornou opressor ao ponto de um indivíduo poder ser punido por uma atitude passada independente da atual,além disso,quando se é cancelado não adianta pedir desculpas ou aprender com seus erros,porque,depois do cancelamento,não há mais espaço para discussão (Reformule essa ideia).Sendo assim,um movimento que era para dar voz aos oprimidos calou a todos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano,é necessário entender, (Sem vírgula) porque por que, apesar de tudo, a cultura do cancelamento ainda existe.Segundo Foucault o discurso é o poder,e sendo, em teoria,a cultura do cancelamento a representação de um discurso e não de uma ideia indivídual,ela acaba tendo poder para atingir qualquer um,ainda mais com o advento da internet,que permite que qualquer informação se espalhe facilmente,fazendo assim com que as pessoas tenham medo de atingir essa cultura, tornando-se,por isso,alvo dela. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,o impasse deve ser resolvido,porque o cancelamento está sendo injusto e,como diria Aristóteles (Dois pontos) "a base da sociedade é a justiça".Para isso,o Ministério da Economia (Muito bem. Apresentou o agente) deve liberar dinheiro para o Ministério das Comunicações, para que este segundo (Vírgula) por meio de uma campanha, que deverá ser divulgada em toda mídia,possa conscientizar as pessoas sobre os riscos da cultura do cancelamento.Paralelamente,oMEC, (Ministério da Educação), incentivará debates nas escolas para que os jovens se tornem abertos as discussões.É esperado que, a exemplo do Brasil,outros países ajam de forma análoga,para assim enfraquecer a cultura do cancelamento. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |