Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a conexão em rede não ensina a dialogar, pois os usuários da internet tendem a se aglomerar em nichos cujo “único som que escutam é o eco de suas próprias vozes”. Nesse sentido, a cultura do cancelamento nas redes sociais se torna um reflexo desses nichos, haja vista que essa ação possui alto teor ideológico, o que a torna, em muitos casos, ofensiva. Assim, é legítimo afirmar que essa movimentação social é nociva devido ao radicalismo ideológico social e a omissão do governo em relação aos ataques na internet. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, a sociedade civil organizada é responsável pela toxidade da cultura do cancelamento nas mídias sociais, haja vista o radicalismo ideológico dos indivíduos, os quais, por estarem absortos em suas convicções, não conseguem diferenciar a crítica construtiva do ataque ofensivo. Sob esse viés, o filósofo Umberto Eco aponta que “as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis”, ou seja, na internet qualquer um pode expressar sua opinião livremente, mesmo que isso difame o outro. Portanto, o terceiro setor (Especifique-o) também deve atuar para garantir um ambiente virtual saudável, fortalecendo a estrutura societária em virtude de uma ação cidadã plena. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, para que a cultura do cancelamento em rede se torne realmente um instrumento de crítica benigna, o governo deve destinar verbas específicas para a fiscalização e a punição de ataques na internet, senão, (Sem vírgula) perder-se-á uma importante ferramenta de desenvolvimento crítico social. Sob essa perspectiva, o sociólogo Pierre Bourdieu pontua a “violência simbólica”, a qual se funda na fabricação contínua de crenças sociais que induzem o indivíduo a se posicionar a partir de critérios e padrões do discurso dominante e, consequentemente, ocorre uma naturalização da dialética entre opressores e oprimidos, ou seja, o ataque ofensivo e difamatório na internet é uma forma de violência simbólica devido ao seu impacto psicológico na pessoa cancelada. Logo, é função do Estado verificar postagens que possam gerar danos diretos a outros indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, cabe ao Estado e à sociedade civil organizada (Boa. Apresentou o agente) formularem, acompanharem e avaliarem mudanças necessárias às políticas públicas ligadas à cultura do cancelamento. Por meio de um aplicativo gratuito, os cidadãos indicarão postagens ofensivas nas redes e subsidiarem o governo com informações a serem tomadas. Para isso, essa plataforma digital contará com uma interface amigável que facilitará a usabilidade dos usuários. Desse modo, a interlocução entre as esferas estatal e privada terá menos ruídos, garantindo que a cultura do cancelamento nas redes sociais se torne algo didático e amigável. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |