AAAA - Cultura do cancelamento. - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas igualmente, com a mesma importância. Porém, a cultura do cancelamento vai de encontro ao ponto de vista do filósofo, uma vez que, (Sem vírgula) as pessoas são vítimas de ódio por erros ou visões diferentes. Dessa forma, é possível pontuar que não só a intolerância, mas as doenças mentais estão diretamente ligados a essa temática. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido lembrar da ausência de respeito com a opinião do próximo como entrave dessa situação. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a liberdade de expressão é direito de todos. Apesar disso, parte dos cidadãos não acatam essa lei, visto que atacam pessoas que têm opiniões contrárias e/ou divergentes. Logo, cada vez mais indivíduos não se posicionam diante de certos assuntos devido ao receio do “cancelamento”. (Explore mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, como destaque, algumas enfermidades podem vir à tona através de situações problemáticas como essa. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o aumento de doenças como ansiedade e depressão estão relacionadas ao uso de redes sociais. À vista disso, nota-se que a cultura do cancelamento está diretamente ligada às redes sociais e internet. Consequentemente, o indivíduo que sofre os ataques pode não aguentar e desenvolver problemas de saúde mental. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, medidas devem ser tomadas para que haja mudança. Cabe ao Poder Legislativo (Boa. Apresentou o agente) dos países que vivem nessa realidade, criar e reformular leis de crimes cibernéticos, punições como: pagamento de tratamento psicológico à vítima do cancelamento; além de palestras em escolas públicas e privadas, para que haja consciência de aceitação de pensamentos divergentes. Somente assim, a sociedade ficará cada vez mais próxima do mundo igualitário e respeitoso falado por Tomás de Aquino. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200