Em 2019, Alessandra Negrini foi cancelada por se vestir de Índia no carnaval, os fãs acusaram a atriz de apropriação cultural, tal atitude resultou em altas críticas na rede e perda de patrocinadores, a famosa até se desculpou, mas já era tarde (Melhore a construção dessa ideia). Casos como este, (Sem vírgula) estão se tornando cada vez mais frequentes, a internet (Vírgula) que era um meio onde as pessoas podiam se expressar, agora é uma ferramenta de ódio, pois qualquer palavra ou atitude, (Sem vírgula) mal interpretada pode virar contra o próprio indivíduo. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A cultura do cancelamento traz ao debate público a falta de um debate, já que é mais seguro sempre seguir alinhado com opinião dominantes, devido a isso surge a alienação social,as pessoas passam a pensar através do senso comum, elas não discutem, e não chegam a outro tipo de conclusão, por medo de serem julgadas pela sociedade, por tal posicionamento ou atitude. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) É perceptível, (Sem vírgula) que muitos não se preocupam com a forma que pessoa cancelada reage a situação, a reação mais esperada é a de arrependimento e reflexão, mas nem sempre é isso que acontece, alguns acabam desenvolvendo doenças mentais, como a depressão, outros chegam até mesmo a se suicidar,como por exemplo,no caso da influência americana Zoe laverne,que se matou após receber várias críticas na internet. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Para minimizar esses cancelamento, e impedir que esse olhos continue se propagando através da internet, o governo e o Ministério da Segurança Pública, (Sem vírgula) devem divulgar sites de denúncia, como por exemplo, o Safernet, o que é um site de denúncias voltada para os direitos humanos, pônei de comerciais na televisão e até mesmo nas redes, assim haveria diminuição dos cancelamento. (Ideias fragmentadas) Pois é preciso fazer denúncias formais e não cancelamento, ou exposições. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |