Declínio Democrático - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o Artigo. 5º, da Constituição brasileira de 1988 –“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”. No entanto, na prática, tal garantia é adulterada, visto que a liberdade de expressão, por meio da mídia, se encontra ameaçada. Esse cenário prejudicial, (Sem vírgula) ocorre não só em razão do medo das pessoas em expressar suas ideias e pensamento, mas também em consequência da cultura do cancelamento nas redes sociais. Logo, se faz indispensável á análise dessas condutas, em prol da garantia dos direitos institucionais.

(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar, primeiramente (Vírgula) que a atual sociedade, (Sem vírgula) não realiza seus julgamentos com igualdade ou de forma equilibrada. Nessa perspectiva, segundo Pierre Bourdieu, sociólogo e teórico, aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que um ambiente em regime totalitário, (Sem vírgula) rompe com o desenvolvimento democrático coletivo. Isso acontece porque não há uma ampla discursão de ideias e pensamentos, a grande minoria optam por ouvir, entender e formular opinião. Porém outros optam por somente atacar através do "lixamento virtual", tal proposta não é realizada de forma correta (Vírgula) pois acaba se tornando um ambiente de ofensas e xingamentos, o que favorece para que indivíduos mal intencionados desvirtue a ação proposta pelo movimento. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, inicialmente, o movimento nas redes sociais incentivava a denúncia e a discursão de temas pertinentes, porém atualmente o julgamento sem direito a defesa está fora de controle, e consequentemente afeta o cotidiano das pessoas seja no trabalho e no âmbito social (Melhore a apresentação dessa discussão). Ademais, vale ressaltar que, de acordo com o poeta, jornalista e escritor Chistopher Darlington Morley, não se converte um homem quando o reduzimos ao silêncio. Nesse viés, uma comunidade que restringi o acesso à liberdade de expressão e somente condena ao invés de aprender com os erros, representa um retrocesso a democracia.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a importância das leis constitucionais ativas na sociedade, (Melhore a coesão textual. O ponto final seria ideial aqui) cabe ao Supremo Tribunal Federal (Vírgula) junto com parcerias de redes sociais (Vírgula) garantir o cumprimento das leis constitucionais através de monitoramento constante nas postagens de usuários, além da criação de hashtags que defenda o julgamento justo e equilibrado com o direito de defesa. Desse modo, a sociedade contribuíra para uma sociedade justa e democrática. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200