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A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
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Bertrand Russell, reverente filósofo e matemático britânico, sobrelevou, em "Ideais Políticos", que a disseminação de críticas na contemporaneidade é reflexo de uma sociedade extremamente dinâmica e interdependente nos mais diversos segmentos das relações humanas. Apesar disso, no Brasil, alguns debates éticos são travados acerca da cultura do cancelamento em diversas redes sociais, visto que a falta de um questionamento contundente pela esfera federativa acerca da temática é uma marca constante neste país. Desse modo, é profícuo analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos políticos e sociais. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é válido analisar que o panorama supracitado mostra-se atrelado a manutenção, nos cernes governamentais, de preceitos ligados a questões ideológicas e comportamentais. Consoante o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, o brasileiro é, desde a colonização, marcado por um individualismo exacerbado que o leva a se apropriar do público para fins particulares. Nesse viés, essa característica contribui para que muitos políticos pouco ajam para entender os anseios do povo, como criar mecanismos legislativos para amparar os cidadãos que sofrem cancelamento injustos e sem a chance de se redimir dos erros que cometeram (Reestruture essa discussão). Dessa forma, infelizmente, há uma reduzida atuação do Estado em busca de um ambiente virtual mais democrático e livre de opressão. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é imperioso analisar a falta de entendimento da sociedade a respeito do assunto em questão. Segundo Carllo Cartane, filósofo italiano, a educação e o meio são, respectivamente, fatores determinantes na formação de um indivíduo. Dessa maneira, é incontestável destacar que a escassez de recursos informacionais destinados à formação de um ideário que alerte o perigo de ataques revestidos de ofensas – como, em muitos casos, é feito pelo "Tribunal da Internet" — também ora edifica uma conjura perniciosa a representatividade, ora demonstra que a escola emerge como um decisivo agente de socialização, já que, ao formar cidadãos mais centrados, contribui para mitigar conjecturas e sanções de teor destrutivos na internet. (Boa argumentação)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente a adoção de medidas para mitigar o problema. Nesse sentido, o Poder Legislativo –instituição de notória importância para o país – deve (Boa. Apresentou e fez o detalhamento do agente), por intermédio de um acordo assinado, realizar fiscalizações mais frequentes e severas nas redes sociais, como Facebook e Twitter, a fim de se garantir um ambiente virtual mais justo e aberto ao diálogo distante da cultura nociva do cancelamento. Ademais as escolas, (Sem vírgula) devem promover palestras e campanhas para mudar paulatinamente a visão antropocêntrica ainda presente cidadãos. Com isso, espera-se que todos os indivíduos vivam em um espaços cibernético livre de discursos de ódio e injustiças, mantendo uma sociabilização harmônica. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200