Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Entretanto, a cultura do cancelamento (Vírgula) nas redes sociais, mostra ser promotor de mais problemas quando deixa de fazer crítica e provoca discursos de ódio, ou quando o ato repugnado está fora de contexto, fornecendo diferentes interpretações. Essa problemática é fruto tanto da falta de busca por informações quanto da manipulação de massa por pessoas com grande influência. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Mormente, é válido reconhecer que a sociedade contemporânea é suscetível a ser influenciado por quaisquer notícias e acusações, devido as inúmeras informações que não existem comprovações de ser verdadeiras, acostumando o indivíduo a acreditar sem averiguar o assunto. Por não estar acostumado a buscar dados que comprovam tal afirmação ser verídica ou irrelevante, a sociedade pode agir sem consciência, causando graves consequências injustas para quem está sendo "cancelado". (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as pessoas com grande influência nas redes, (Sem vírgula) podem criar conflitos, uma vez que, (Sem vírgula) qualquer "post" tem o poder de manipular a opinião de seus seguidores, que por sua vez, (Sem vírgula) pode ser capaz de prejudicar a carreira profissional de um indivíduo, ou até causar danos psicológicos e emocionais. (Desenvolvimento superficial)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, cabem a todas as redes sociais colocarem a resolução desse empecilho em primazia, e ampliar as diretrizes e restrições para as divulgações de informações, por meio de limites de compartilhamento de perfis e facilidade para denunciar publicações comprometedoras, colocando abas com perguntas, por exemplo: "essa publicação foi útil?", a fim de evitar o falso e o injusto cancelamento. Com isso, será possível alcançar a Utopia de More. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |