A cultura do cancelamento é um termo que surgiu em 2017, a partir do movimento social "ME TOO", no qual vítimas de abuso e assédio sexual se mobilizaram para expor problemas escondidos a anos e que vem ganhando cada vez mais visibilidade principalmente nas redes sociais. Cancelar significa boicotar determinada pessoa ou empresa em razão de erro ou posturas machistas e preconceituosos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) As redes sociais são ferramentas eficazes para dar poder e visibilidade as minorias. Isso ocorre devido a facilidade de expor injustiças e preconceitos ocorridos no dia a dia, tendo em vista a facilidade d esse publicar conteúdos nas plataformas de mídias sociais. Entretanto algumas pessoas ao presenciarem estas publicações, (Sem vírgula) direcionam sua frustações e por falta de empatia, (Sem vírgula) cancelam os acusados, sem ao menos fazerem uma apuração competente do que foi postado. (Recorte superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é evidente que apesar de haver prejuízos, essa cultura ajuda as lutas sociais a ganharem força na comunidade digital. Segundo uma pesquisa realizada pela HOOTSUIT em 2019, 5.1 bilhões de pessoas possuem um aparelho celular, deste, 3.2 bilhões são usuários ativos em redes sociais. Tal dado mostra que a teia de pessoas formadas no ambiente digital permite que ideias se espalhem em fração de segundos, o que faz com que movimentos sociais ganhem seguidores e defensores facilmente. Sendo assim, acontecimentos socialmente inaceitáveis são denunciados com rapidez, fazendo com que lutas sociais surjam. (Recorte superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica claro que medidas devem ser tomadas para resolver esses problemas. Portanto para que esse comportamento seja resolvido, cabe ao governo federal (Boa. Apresentou o agente), por meio de uma lei formal, criar um órgão público que fiscalize de maneira eficaz as redes socias. Somente assim, é possível tornar a internet um local agradável e que preze pela saúde mental de seus usuários. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |