De acordo com o sociólogo Pierre Bordieu (Dois pontos) " aquilo que foi criado para se tornar instrumento da democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão". Nesse contexto, tal referência explica o que está acontecendo hodiernamente, no qual a sociedade utiliza - se de uma ferramenta importante como as redes sociais para excluir pessoas e empresas do meio social, por possíveis atos cometidos sem que haja oportunidade de defesa. Portanto, é necessário salientar tanto sobre a restrição de liberdade de expressão, quanto à respeito da violação dos princípios democráticos resultantes dessa prática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imperioso acentuar sobre a quebra da liberdade de expressão, como também acerca do caráter tirânico do movimento da cultura do cancelamento nas redes sociais. A princípio, esse atividade surgiu para promover a justiça social, porém, o que era para ser um motor da promoção da democracia se transformou em instrumento da tirania. Dessa maneira, políticos e cidadãos comuns têm usado dos recursos tecnológicos para defender ideologias e silenciar pessoas discordantes de suas opiniões. Inegavelmente, acontecimentos, como por exemplo no caso do apresentador Danilo Gentilli, que sofreu ataques virtualmente por discordar do atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro comprova abusos cometidos por esse contingente (Reestruture essa discussão). Desse modo, o artigo 5 inciso 4 da Constituição federal tem sido violado, uma vez que é livre a manifestação de pensamento em solo brasileiro. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator diz respeito a transgressão dos princípios do Estado Democrático de Direito estabelecido no Brasil, cujo um dos principais fundamentos é preservar a dignidade humana. Assim, toda vez que uma pessoa é atacada e jugada virtualmente por um suposto " tribunal da internet", sem que haja oportunidade de defesa é cometido um crime contra a democracia brasileira. Além disso, é imperioso destacar as consequências graves que sofrem as vítimas dessa injustiça, que por decorrência desses acontecimentos é excluída socialmente, perde o emprego, bens financeiros, ainda por cima pode contrair problemas emocionais e psicológicos. Portanto, é de responsabilidade do Estado mitigar essa problemática, tendo em vista que direitos fundamentais tem sido usurpados da sociedade. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe ao Poder Legislativo (Boa. Apresentou o agente) o papel de criar leis que condenem qualquer tipo de difamação, calúnia e violação da dignidade humana em âmbito virtual. Ademais, essas leis devem explicar quais são os tipos de crime virtuais, visando contribuir para estabelecimento da ordem no Brasil. Similarmente, é de responsabilidade do Ministério da Educação promover palestras nas escolas com temática que ressalte sobre respeitar a diversidade de opiniões, como também acerca de como utilizar a internet como ferramenta de desenvolvimento intelectual. Dessa forma, isso deve ser feito de maneira lúdica e adaptada a todas as faixas etárias , por conseguinte será possível contribuir para a construção de uma sociedade mais livre, justa e igualitária.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |