Por meio da Revolução Industrial, os seres humanos passaram por inúmeras transformações não só econômicas, como também sociais e culturais. Embora o Brasil apresente seus nuances específicos, ainda é possível notar a herança presente na questão da cultura do cancelamento na sociedade contemporânea. Nesse contexto, apresenta-se a figura de um grave problema, cujas causas decorrem em virtude da intolerância predominante em jovens nas redes sociais e, (Sem vírgula) dos subsequentes ataques virtuais. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, é preciso destacar a impaciência e falta de empatia como importantes fatores da problemática, visto que, no aplicativo Twitter, vem-se nos (Vírgula) últimos anos (Vírgula) criando uma linha de exposições e críticas negativas aos influenciadores que apresentam alguma atitude prejudicial para algo ou alguém. Dessa forma, nota-se que esses alvos apenas recebem xingamentos e nenhuma solução, situação que, segundo o educador Paulo Freire, apenas oprime e não traz melhorias ou benefícios. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, aponta-se entre muitas consequências da intolerância, a dos ataques nas mídias sobre pessoas que expõem uma opinião ou ato que não concorda com os ideais do momento. De tal maneira apresenta-se o conceito de modernidade líquida do sociólogo Bauman, que diz a respeito das relações sociais como maleáveis e estarem em constante mudança. Assim, as pessoas que ontem estavam sendo consideradas corretas, hoje podem ser apedrejadas virtualmente e desenvolverem problemas psicológicos, traumas, que as impeçam de se relacionar futuramente. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Desprende-se, portanto, a necessidade das escolas (Vírgula) juntamente ao poder privado (Vírgula) incentivarem rodas de discussão (Boa. Apresentou o agente), a partir de obras literárias que abordem a cultura do cancelamento. Tais empresas podem fornecer livros e, (Sem vírgula) professores realizarem o processo mediador, elaborando, posteriormente, exposições e amostras culturais que divulguem à comunidade o trabalho realizado. Assim, os jovens ficarão mais cientes do poder da fala e haverá mais debate acerca do impasse. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |