De acordo com a DUDH( Declaração Universal dos Direitos Humanos), em seu artigo 19, todo ser humano tem direito à liberdade de expressão e opinião. Visto isso, o Brasil, como é membro da ONU — Organização das Nações Unidas) —, tem o dever de garantir tal benefício à população, visto que está escrito isso no preâmbulo do documento. Entretanto, o cancelamento em massa presente nas redes sociais demonstra que o país não cumpre plenamente a sua obrigação, haja vista, (Sem vírgula) que estas atitudes inviabilizam o diálogo entre o indivíduo cancelado e o cancelador. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido pelo Poder Público. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) É importante ressaltar, (Sem vírgula) que bloquear uma pessoa impede ela de se defender do motivo pelo qual foi denunciada. Nesse sentido, de acordo com o Instituto Massachusetts, as notícias falsas ,mais conhecidas são fake news, são espalhadas 30% mais rápido que as verdadeiras, nas redes sociais, sobretudo no Facebook. Infelizmente, por conta dessas notícias, vários indivíduos são bloqueados nas mídias comunitárias, e isso acontece por faltar senso crítico aos integrantes do corpo social. Assim, tais inverdades são aceitas como verdades absolutas, as quais levam vários usuários da internet a se precipitarem e proferirem ataques a perfis, ou os bloqueiarem permanentemente.Logo, percebe-se, (Sem vírgula) que para combater os bloqueios em massa na web, (Sem vírgula) é preciso combater as fake news. (Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal, Instância máxima do Poder Executivo, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve (Vírgula) por meio da criação de um novo imposto sobre a importação, investir em propagandas nos diversos veículos de comunicação, de preferência Rede Globo e Record TV, as quais são as mais famosas, e mais acessíveis à população. Para que ,assim, a nação possa honrar o pacto firmado com as nações unidas em 1945.Além disso, ele não pode esquecer dos influenciadores digitais, que apesar de vagabundos, pois prejudicam o pensamento autônomo, a liberdade de pensamento e tornam as pessoas muito alienadas; (Reformule essa discussão) são membros da sociedade e, como os demais, devem ter os seus direitos respeitados, mesmo com tanta problema e eles querendo esconder a realidade.
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |