A cultura do cancelamento nas redes sociais é uma prática muito comum, cujo principal significado é destituir a pessoa – ou empresa - de sua posição de influência por causa de suas atitudes questionáveis. Entretanto, essa cultura do cancelamento pode, às vezes, está ligado a um julgamento improdutivo e pautado em críticas desconstrutivas e xingamentos. Nessa perspectiva, convém avaliar os aspectos positivos e negativos da cultura do cancelamento, para assim inserir intervenções viáveis para essa problemática social. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primazia, vale ressaltar que o cancelamento de indivíduos que cometem atos prejudiciais é uma forma de redimi-los perante as suas atitudes errôneas e/ou nocivas. Dessa forma, o cancelamento priva os influenciadores digitais – em maioria – de cometerem atos que podem ser consideradas improdutivas para a sociedade. Consoante a isso, essas pessoas tendem a perderem monetização, contratos e, o mais importante, visibilidade. Logo, a cultura do cancelamento possui o seu caráter positivo quando ela está associada a inviabilizar os indivíduos – físicos ou jurídicos – que por ventura cometerem atos nocivos ou preconceituosos para a sociedade. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, muitos casos de cancelamento podem estar atrelados a um julgamento improdutivo. Dessa maneira, muitos usuários de redes sociais tendem a possuir um caráter depreciativo mediante a algumas atitudes das pessoas. Ou seja, ao invés de a sociedade evoluir nos conceitos de diálogos e discussões civilizadas, observa-se que há uma espécie de repressão e polarização em virtude da cultura do cancelamento. Assim sendo, os indivíduos cancelados são vítimas de xingamentos e insultos gratuitos na esfera virtual sem, às vezes, terem a oportunidade de defesa. Por isso, esse comportamento origina, para Kant, no julgamento analítico, pois ele elucida apenas o que já se conhece do sujeito sem ter uma discussão mais ampla e diálogos mais bem estruturados. Por essa razão, é viável promover intervenções para esse problema social. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que a cultura do cancelamento possui aspectos positivos e negativos para a sociedade e, por isso, precisa de intervenções para conter esses aspectos nocivos. Dessarte, as escolas, instituições responsáveis pelo ensino formal, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) devem promover um ensino digital para os seus discentes, com o intuito de promover uma educação digital mais crítica. Dessa forma, os alunos poderão melhor se relacionar com a cultura do cancelamento e, com isso, aprender a dialogar com as pessoas ao invés de somente promover um xingamento gratuito. Somando a isso, o governo federal, em parceria com as mídias digitais, como Facebook e Instagram, deve elaborar propagandas que visem melhor informação a respeito do cancelamento nas redes sociais; essas propagandas informariam a população sobre as consequências do mal mau uso das redes sociais e de como isso pode acarretar na cultura do cancelamento. Isso posto, diante dessas medidas, as consequências negativas da cultura do cancelamento seriam cerceadas no Brasil. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |