Cancelamento por redes sociais - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
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Durante a Idade Média, na Europa, a Igreja controlava o pensamento social, inibindo qualquer pensamento contrário ao dela, e punindo severamente quem a contrariasse. Hodiernamente, observa-se uma ação semelhante na cultura do cancelamento nas redes sociais, na qual gera graves problemas, como o impedimento de expressão e livre arbítrio, além dos prejuízos a vida pessoal de quem é cancelado. Desse modo, se torna necessário uma mudança. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, percebe-se o impedimento da exposições de ideias e pensamentos. Pessoas que se auto intitulam como "juízes", julgam e analisam pensamentos alheios, além de considerá-los errôneos apenas por não compactuar com o que acredita ser justo, acabando com um princípio básico, o direito à livre expressão. Contrariando o pensamento do filósofo francês, Voltaire, defensor do livre arbítrio e autor da frase "posso não concordar com nenhuma de suas palavras, mas defenderei o direito de dize-las". Entretanto, poucos acabam seguindo essa filosofia iluminista, alguns até concordam com o pensamento, mas acabam julgando também, apenas para não ficar de fora da maioria e ser cancelado. Assim, torna-se imprescindível uma ação. (Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, depreende-se diversas perdas na vida de quem é cancelado. Quando um celebridade famosa é cancelada, a pessoa por trás do papel que ela transmite a seus fãs, (Sem vírgula) sofrem diversas consequências, desde problemas emocionais, à problemas financeiros. Em 2018, durante a Copa do Mundo, o youtuber Julio Cocielo foi cancelado após fazer um comentário sobre o jogador francês Mbappé, no comentário "esse Mbappé faria vários arrastões na praia", no qual o famoso fazia referência, de forma figurada, a velocidade do jogador (Melhore a apresentação dessa discussão). Diversos comentários de cancelamento foram direcionados ao brasileiro, que por falta de interpretação, julgavam o mesmo de racismo, atribuindo a frase, à cor de ele do Mbappé (Melhore a construção dessa ideia). Como consequência, o youtuber perdeu milhares de fã, além de patrocínios.

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos supracitados, torna-se fundamental uma mudança. Afim  A fim de mitigar os problemas que fomentam os cancelamentos digitais, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), (Sem vírgula) criar campanhas através de redes sociais (Boa. Apresentou o agente), como facebook, instagram e principalmente twitter, com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a existência de opiniões diferentes, e em casos de crimes cibernéticos, deixar para juízes julgar a punição. Ademais, é fundamental que as próprias pessoas leiam e interprete da melhor maneira as publicações, e incentivem a fazerem igual. Somente assim, a cultura do cancelamento digital deixará de ser um problema, e alcançarão a liberdade de expressão defendida por Voltaire. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200