A cultura do cancelamento - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A cultura do cancelamento é um fenômeno onde as pessoas retiram o apoio já seja, (Sem vírgula) moral, financeiro, digital e social a uma pessoa em uma certa posição de influência ou fama devido a atitudes questionáveis. É uma espécie de recusa coletiva que protesta no contrário de um indivíduo (geralmente uma celebridade) em redes sociais que compartilhou uma opinião discutível ou polêmica, ou que no passado fez um ato ou declaração que é socialmente reprovável ou potencialmente criminoso, é "cancelado". Eles são excluídos e afastados por seu círculo social, seguidores e apoiadores, onde em casos de celebridades, sua base de fãs pode diminuir de modo considerável, o que prejudica na carreira e reputação do indivíduo cancelado, em alguns casos, pode ultrapassar as redes sociais e afetar na vida pessoal deste e ter implicações reais, como a perda de emprego, de oportunidades ou até o desenvolvimento de problemas psicoemocionais. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) É um tema polêmico, dado que abre passo ao debate sobre assuntos relevantes no âmbito real e digital, como assédio, racismo, homofobia, etc. e reúne distintas opiniões e pontos de vista em um amplio mundo virtual (Melhore a apresentação dessa discussão). O cancelamento ocorre em redes sociais, (Sem vírgula) quando um usuário acusa outro, em tom condenatório por um ato que pode ser considerado socialmente errado; a acusação, geralmente, exasperada, se espalha pela rede, impulsionada por curtidas e comentários sufocando o cancelado, sem que a pessoa sob ataque tenha o espaço para se defender, crescer e melhorar amplamente. É inadmissível, desumanizante e pouco realista esperar um padrão de perfeição moral sem erros por parte de um indivíduo ou celebridade. Cancelar e deixar pública e permanentemente marcada a uma pessoa que cometeu um erro corrigível por ignorância ou desinformação da mesma forma que uma pessoa que cometeu um crime é uma consequência desmedida em relação a outros casos mais graves. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a estratégia coesiva) O cancelamento é uma ferramenta capaz de forçar ações por parte de figuras públicas, amplificar a voz por causas de justiça social de grupos oprimidos e brindar liberdade de expressão, que é um direito fundamental de qualquer cidadão, sem embargo, ao exercer aquele direito implica responsabilidades especiais e limitações quando essa liberdade entra em conflito com outros direitos e liberdades, uma ferramenta com uma significativa capacidade de difundir amplamente nos meios de comunicação, deveria ser utilizada em casos que onde seja realmente justificável e de maneira responsável, mais especificamente em crimines violentos em relação a uma vítima. Também, cabe ressaltar, (Sem vírgula) que cancelar não deveria ser sinônimo de acossar, ser abusivo ou fazer “Bullying”, existe uma significativa diferença entre criticar e conscientizar a atacar pessoalmente, burlar-se de situações abusivas, do aspecto físico, ou inclusive ameaçar de violência ou de morte, esses são extremos aos quais não se deveria chegar, dado que é possível formar argumentos sólidos contra um discurso de ódio, desinformação ou ignorância, conscientizar acerca dos atos e promover um âmbito de debate saudável, sem a necessidade de insultar ou agredir. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e explore as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) Infere-se, (Sem vírgula) que é importante responsabilizar as pessoas de suas ações, só que as consequências tendem a ser injustas e excessivas em alguns casos que não merecem essa condena ou se torna um ataque revestido em ofensas. Portanto, é preciso que a sociedade associada às mídias sociais, (Sem vírgula) implementem novos padrões mediante (Muito bem. Apresentou o agente) os quais realizar, a nível individual, um análise, crítica ou conscientização adequada para forçar ações públicas necessárias a cada caso e brindar ao indivíduo a possibilidade de progresso intelectual e evolução pessoal por erros corrigíveis cometidos no passado, através de espaços sociais que influenciem o debate favorável, conscientização e possa prover a informação sobre o tema e os diversos casos para os usuários, com o objetivo de promover um âmbito de disputa saudável e controlar que as consequências das ações não sejam desmedidas e possam ser redimidas. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200