Tribunal da Internet - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O ser humano como ser pensante e racional é dotado do pensamento crítico, (Melhore a progresão de ideias) a internet se transformou em um segundo universo totalmente paralelo ao nosso, faz com que hábitos culturais já existentes sejam transportados para esse mundo virtual e alguns são até reinventados, como é o caso do linchamento que hoje se assemelha a cultura do cancelamento nas redes sociais. O que é o essa cultura e quais são seus motivos e consequências? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, por muito tempo as pessoas foram linchadas por praticarem atos que destoavam dos demais membros da sociedade, como por exemplo as mulheres acusadas de serem bruxas, apenas porque tinham conhecimento sobre algumas ervas medicinais, eram queimadas em fogueiras, agredidas em praça pública. Esse senso quase que comum, (Sem vírgula) se enraizou na sociedade, (Sem vírgula) e se consolidou na era da internet onde todos estão sob evidência, o filósofo Luiz Felipe Pondé diz que (Dois pontos) "a cultura do cancelamento é a transposição do gosto do linchamentopara para o ambito das redes sociais". (As discussões precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, atualmente esta prática é realizada pelo "Tribunal da Internet" que minuciosamente se atenta a temas como violência contra a mulher, racismo, meio ambiente, política e outros temas, as ações humanas principalmente de autoridades ou celebridades que possuem muitos seguidores nas redes sociais podem desagradar uma certa parcela da população e gerar críticas que dado o tamanho da repercussão custa a essas pessoas o próprio emprego, desgasta a imagem, e em alguns casos rendem até ações judiciais. (Explore as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto pode-se inferir que o cancelamento vai muito além da simples punição por práticas vistas como inadequadas na redes, ele tem um cunho de justiça social onde a sociedade se demonstra organizada em defesa de valores em que acredita. O mundo virtual não pode ser interpretado como terra de ninguém, cabe às redes sociais (Boa. Apresentou o agente) determinarem normas de convívio e aturem com mais rigidez e garantir a fiscalização dos conflitos para que todos possam explorar ao máximo a vida virtual de maneira segura e respeitosa. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200