Segundo o psicoterapeuta Ivan Carpelatto: “a visibilidade na internet tornou-se forma de identidade circunstanciada em opiniões públicas”. Tal afirmação permite discutir uma realidade permeada por redes sociais, na qual o usuário adentra num espaço repleto de indivíduos com críticas e posicionamentos distintos. Dessa forma, o ambiente cibernético é um meio interativo e de informação, mas diante da cultura do cancelamento é importante entender até que ponto esse “tribunal da internet” pode afetar uma pessoa, seja social, emocional ou profissionalmente (Muito bem. Apresentou a tese). E, (Sem vírgula) por isso é fundamental ater-se as ações realizadas nas redes com atenção e análise. Além disso, construir um cenário democrático e respeitoso também começa pela internet.
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se a questão do dito “cancelamento” como reação de crítica acerca dos comentários racistas, homofônicos ou de ideias contrárias sobre determinado tema aceito pela maioria. Como consequência, hostilizar, excluir e até xingar perpetuou-se. Isto posto, vale ressaltar o princípio Newtoniano, pela qual toda ação tem uma reação. Partindo dessa premissa e considerando quem sofre a política do “cancelamento”, ninguém se pergunta a respeito do emocional, dos medos e do psíquico deste indivíduo (Melhore a apresentação dessa discussão). Então, esse ato existencial na internet pode afetar a vida pessoal e até profissional do envolvido. Sendo assim, sempre é mais fácil criticar, por outro lado, possuir maturidade e respeitar posicionamentos contrários são formas inteligentes e democráticas de conviver com as diferenças. (Delimite e explore as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, as redes sociais são espaços abertos e precisam de atenção e responsabilidade. E por representar globalização, (Sem vírgula) permitiu a democratização da informação. No entanto, negativas como “cancelar” alguém não demonstra desenvolvimento social e moral, apenas revela regressão e polariza ideias radicais, bem como discursos de ódio e intolerâncias. (Desenvolvimento superficial das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a cultura do cancelamento dimensiona atitudes extremistas por não permitir entender ou aceitar posicionamentos alheios. Destarte, resoluções são imprescindíveis para operacionalizar resultados. Cabe ao Ministério da Educação - MEC, (Boa. Apresentou o agente) por intermédio da nova base curricular de ensino, efetivar disciplinas sociais com maior ênfase, tais como sociologia, filosofia e antropologia, afim a fim de possibilitar respeito, socialização e entendimento das diferenças sociais. Também, é pertinente uma parceria junto aos meios televisivos para informar sobre o tema apresentado, seja por meio de comerciais em horários nobre ou propagandas. Portanto, incutir responsabilidade social é propiciar ação cidadã e, dessa forma, construir um país mais justo. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |