A cultura do cancelamento nas redes sociais, uma discussão social - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o psicoterapeuta Ivan Carpelatto: “a visibilidade na internet tornou-se forma de identidade circunstanciada em opiniões públicas”. Tal afirmação permite discutir uma realidade permeada por redes sociais, na qual o usuário adentra num espaço repleto de indivíduos com críticas e posicionamentos distintos. Dessa forma, o ambiente cibernético é um meio interativo e de informação, mas diante da cultura do cancelamento é importante entender até que ponto esse “tribunal da internet” pode afetar uma pessoa, seja social, emocional ou profissionalmente (Muito bem. Apresentou a tese). E, (Sem vírgula) por isso é fundamental ater-se as ações realizadas nas redes com atenção e análise. Além disso, construir um cenário democrático e respeitoso também começa pela internet.

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se a questão do dito “cancelamento” como reação de crítica acerca dos comentários racistas, homofônicos ou de ideias contrárias sobre determinado tema aceito pela maioria. Como consequência, hostilizar, excluir e até xingar perpetuou-se. Isto posto, vale ressaltar o princípio Newtoniano, pela qual toda ação tem uma reação. Partindo dessa premissa e considerando quem sofre a política do “cancelamento”, ninguém se pergunta a respeito do emocional, dos medos e do psíquico deste indivíduo (Melhore a apresentação dessa discussão). Então, esse ato existencial na internet pode afetar a vida pessoal e até profissional do envolvido. Sendo assim, sempre é mais fácil criticar, por outro lado, possuir maturidade e respeitar posicionamentos contrários são formas inteligentes e democráticas de conviver com as diferenças. (Delimite e explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, as redes sociais são espaços abertos e precisam de atenção e responsabilidade. E por representar globalização, (Sem vírgula) permitiu a democratização da informação. No entanto, negativas como “cancelar” alguém não demonstra desenvolvimento social e moral, apenas revela regressão e polariza ideias radicais, bem como discursos de ódio e intolerâncias. (Desenvolvimento superficial das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a cultura do cancelamento dimensiona atitudes extremistas por não permitir entender ou aceitar posicionamentos alheios. Destarte, resoluções são imprescindíveis para operacionalizar resultados. Cabe ao Ministério da Educação - MEC, (Boa. Apresentou o agente) por intermédio da nova base curricular de ensino, efetivar disciplinas sociais com maior ênfase, tais como sociologia, filosofia e antropologia, afim  a fim de possibilitar respeito, socialização e entendimento das diferenças sociais. Também, é pertinente uma parceria junto aos meios televisivos para informar sobre o tema apresentado, seja por meio de comerciais em horários nobre ou propagandas. Portanto, incutir responsabilidade social é propiciar ação cidadã e, dessa forma, construir um país mais justo. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200