Gamer Over! - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “ 1984”, de George Crowell, a sociedade da época é retratada submetida a um forte poder político, no qual espionam todos e os forçam a acreditarem em suas doutrinas, pois, caso contrário, quem não se submeter era “ vaporizado”, apagado da existência. Análogo à realidade, na sociedade atual a cultura do cancelamento vem refletindo muito esse contexto de banir as pessoas, só que porém das redes sociais (Essa construção está confusa), com base em algum comentário ou atitude considerada errada. Com base nisso, é válido analisar os efeitos dessa ação virtual, os quais privam a liberdade de expressão das pessoa, além de provocar-lhe a exclusão virtual e social. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primazia, a privatização da liberdade de expressão se mostra um grande causador do problema em relação à cultura do cancelamento. Sendo assim, faz-se necessário analisar a frase do livro “ 1984”, a qual diz: “ Liberdade é escravidão”. De acordo com a frase, analisa-se que a partir do momento que retira-se o direito de um cidadão de se expressar ele fica aprisionado na coletividade, sem (Vírgula) assim, poder usufruir de seus devidos direitos constituídos nos Direitos Humanos . Ademais, a rede social é um ambiente livre e de fácil acesso no qual qualquer indivíduo pode compartilhar de seus momentos e de suas opiniões, sendo um campo onde a diversidade se mostra constantemente presente, assim, necessário a atuação dessa autonomia de pensamento. Com isso, a cultura da suspensão fere esse princípio atingindo qualquer um e comprometendo sua imagem social. Portanto, entende-se o quanto esse feito infere nos princípios humanos. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em continuidade, o cancelamento virtual pode levar à exclusão social e virtual de um utilizador. De acordo com a parábola do filósofo Nietzsche, em que um cordeiro diz a outros (Dois pontos) “essas aves de rapina são más; e quem for o menos possível ave de rapina, ou antes, o seu oposto, cordeiro – este não deveria ser bom?”. Com base nisso, a lógica do autor é justamente apontar que os cordeiros para se mostrarem bons e corretos devem analisar os erros dos outros e condenar. Logo, refletindo isso com a questão da anulação virtual, entende-se que o que motiva a maioria dos usuários é a condenação e o apontamento dos erros e furos na rede, principalmente de artistas e celebridades. Como consequência, esse ato gera tanto a retirada virtual do navegante, visto que esse tem que apagar seus perfis e se afastar do mundo cibernético,quanto como o afastamento social, em razão da má fama que lhe é acometido na sociedade. A partir disso, entende-se o quanto esse costume interfere nas relações sociais e digitais dos sujeitos. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim, faz-se necessário uma solução para o problema vigente.Em suma, cabe o Ministério das Comunicações (Boa. Apresentou o agente) promover uma campanha, por meio das mídias sociais e digitais, sobre as consequências negativas da cultura do cancelamento no âmbito tecnológico, com palestras, cursos, e com a presença de convidados e célebres vítimas dessa ação social, nas​​​​​​​ os quais contem suas histórias e seus pontos de vista sobre o assunto, com a finalidade de conscientizar a população em razão do referido. Por meio disso, se concretizará um mundo mais consciente e humanizado, diferentemente do mundo controlador e condenatório do livro “1984”. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. No mais, mantenha os aspectos positivos. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200