No livro “Utopia” (Vírgula) de Thomas More, é apresentado uma sociedade perfeita, ou seja, esse corpo social padroniza-se pela falta de conflitos. Saindo da ficção, é visto uma situação oposta a descrita por More, na qual, (Sem vírgula) problemas como a cultura do cancelamento causam uma visão de desrespeito gregário. Assim, o panorama afirma que os imbróglios se baseiam em dois fatores: a impunidade e o individualismo. (Boa. Apresentou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário enfatizar a impertinência como um dos pontos que colaboram com o crescimento da problemática. Segundo Martin Luther King, a injustiça que ocorre em qualquer lugar é uma ameaça a justiça em todos os lugares. Sob esse pensamento, o ativista mostra sua discordância ao cancelamento nas redes sociais, mostrando que inocentes saem prejudicados e os causadores da mazela ficam impunes, livres para continuar com seu discurso de ódio, o que acaba por agravar ainda mais essa adversidade. (A abordagem do tema está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro ponto relevante para o baluarte é o individualismo. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman afirma que a sociedade é facilmente influenciada pela violência e a antipatia das mídias. A tese do sociólogo pode ser observada na realidade brasileira, quando muitos cidadãos se apegam a aversão e esquecem a coletividade que deveria existir nas redes sociais. Nessa lógica, a liquidez dita por Bauman influi sobre a situação, dificultando a formação de um corpo social sólido. (A abordagem do tema está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a cultura do cancelamento deixe de ser um problema, medidas devem ser tomadas. Para isso, necessita-se que o Ministério da Justiça (Boa apresentou o agente) desempenhe atos de penalidade, por meio de multas e penitências postas pela Polícia Federal, aos sujeitos envolvidos em crimes cibernéticos, com a finalidade de reduzir os índices desses empecilhos. Somente assim, teremos uma sociedade virtual mais compacta e semelhante a obra descrita por Thomas More. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |