A cultura do cancelamento nas Redes Sociais - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 20/11/2020

Status:

Corrigida
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Com o constante avanço das redes sociais e com as críticas advindas delas, a cultura do cancelamento, ou seja, ignorar um indivíduo nas redes sociais por ter feito algo julgado como ruim pelos usuários, faz com que a pessoa que foi cancelada perca parcerias e trabalhos. Esse fato tornou-se algo comum nos meios de comunicação hodiernos. Desse modo, a cultura do cancelamento pode acontecer por diversos motivos e provocar diversas negatividades para quem sofrer com essa situação. (Não formulou a tese)

(Selecione um conectivo mais adequado para melhorar a estratégia coesiva) Dessa maneira, por comportamentos ou atitudes que não condizem com o que é correto, as pessoas correm o risco de serem canceladas nas redes sociais, como Twitter e Instagram. A exemplo disso, cabe citar o que aconteceu com o jovem influencer Pedro Avelar, que foi cancelado por postar (Vírgula) há dois anos, comentários racistas em uma rede social. (A abordagem do tema está superficial)

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, traumas psicológicos farão parte da vida desses indivíduos, visto que de acordo com o psicanalista Sigmund Freud, tudo que acontece durante a infância ou adolescência de uma pessoa irá interferir em toda a sua vida. Assim, situações de cancelamento na internet, que provocam consequências ruins, como baixa autoestima, falta de oportunidades, entre outras, traz prejuízos para o resto da vida. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Boa. Apresentou o agente) mostrar para a população as consequências negativas de cancelar uma pessoa nas redes sociais, por meio de campanhas publicitárias, com o intuito de menos pessoas serem canceladas, e, assim, menos indivíduos sofreriam com os malefícios de ser cancelado. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200