Com o advento das Grandes Navegações e, consequentemente, a colonização de novas áreas, foi-se instaurado um modelo eurocêntrico de comportamento, relegando outras etnias e as marginalizando. Na hodiernidade, no entanto, o amadurecimento das lutas sociais proporcionou que tais parcelas segregadas questionassem os valores vigentes, criticando os preconceitos velados. Nesse sentido, a “cultura do cancelamento” ascende, boicotando “influencers” que alimentam discursos preconceituosos. Conquanto, é fato que essa cultura, muitas vezes, ultrapassa os limites da causa. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é importante ressaltar que, de acordo com o sociólogo Gilberto Freyre, em seu livro “Casa Grande e Senzala”, há uma democracia racial, fruto da miscigenação, no Brasil. Todavia, nota-se que isso se trata de um mito, visto que somente 2,2% de negros e pardos concluíram a graduação em 2000, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desse modo, é fundamental que a parcela social questione os preconceitos que propiciam essa disparidade, como visto no cancelamento do “tiktoker” Pedro Avelar, que promoveu discursos racistas. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Conquanto, muitas vezes essa “cultura do cancelamento” ultrapassa os limites da causa a favor do bem-estar comum, prejudicando carreiras que possuem narrativas interessantes. Nessa perspectiva, é cabível citar a ativista Luisa Mell que foi cancelada após transportar um elefante idoso de um zoológico para um retiro, comprometendo a luta animal (Melhore a apresentação dessa discussão). Em complementaridade, a estudante Debora Aladim vivenciou uma situação semelhante, já que, mesmo que proporcione educação acessível, ela foi criticada por lecionar aulas de produção textual sem licenciatura. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para o reconhecimento do que é necessário combater nas redes sociais. Desse modo, urge que o Ministério da Cidadania, por meio de campanhas publicitárias, (Boa. Apresentou o agente) conscientize a população sobre a tenuidade entre as ofensas e as críticas construtivas, a fim de criar um imaginário na população sobre os benefícios que causas, como a de Luisa Mell e de Debora Aladim, ajudam no combate ao segregacionismo de outras minorias e, assim, o bem-estar comum seja, realmente, alcançado. Com isso, espera-se que os impasses sejam atenuados e o caráter eurocêntrico presente na contemporaneidade seja eliminado. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |