julgamento do fenômeno "cancelamento" - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 11/11/2020

Status:

Corrigida
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Ao analisar os fatos, e recorrer ao passado, é possível se notar, (Sem vírgula) os meios tecnológicos desencadeando cada vez mais proporção e importância, tanto no mercado de trabalho quanto para o entretenimento social. Tal panorama, ao passar dos anos vem tomado tamanha forma, e junto a si vinculando empresas as quais geram patrocínio aos agregados que utilizam das mídias sociais implantadas a esses recursos. Desse modo, torna-se conclusivo que pode se haver falhas no meio e até mesmo dos próprios usuários, esses conhecidos por terem posições de influência nas plataformas. Ainda assim, percebesse  percebe-se que determinadas consequências provem de julgamentos pessoais e nada democráticos, consequentemente trazendo se a dúvida se há de fato uma diplomacia por direitos dos acusados. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise é lícito postular que determinado patrocínio, (Sem vírgula) se deriva da “popularidade” do influenciador, sendo assim, quanto mais seguidor a pessoa possuir, mais engajamento o produto fornecido pela empresa terá, trazendo assim um benefício para ambos. Evidenciando-se o supracitado, é necessário que haja uma “popularização saldável“, nesse caso deve-se ter atitudes aceitáveis do direcionador, em contraste, aqueles que não têm, (Sem vírgula) são ejetados de seu posto, perdendo seus privilégios e patrocínios. Observa se assim, (Sem vírgula) uma problemática a ser pautada com a finalidade de se obter ao menos um debate sobre tais circunstâncias. (Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o tema)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa exclusão midiática conhecida por “cancelamento”, (Sem vírgula) pode ser julgada por qualquer um, podendo se levar em consideração a ideologia do mesmo, sendo uma reação a comportamentos considerados inadequados para a sociedade moderna. É factual, portanto que esse fenômeno era um meio de se chamar atenção para situações consideradas impróprias, porém, que veio a se propagar de maneira notória, não somente criticando, mas atacando a reputação e ameaçando o emprego de pessoas que nem ao menos podem se defender, o que de certa maneira é considerado injusto, pois como citado por George Washington (Dois pontos) “Quando a liberdade de expressão nos é tirada, logo poderemos ser levados, como ovelhas, mudos e silenciosos, para o abate.”, ou seja, é necessário que haja o direito da defesa por meio da liberdade de se expressar mesmo que seja uma acusação fundamentada. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, tal conclusão se deriva de concepções voltadas para o ataque pessoal devido a algo feito que fora retratado como errado por alguém, tirando assim o direito da intervenção e defesa. Dessa maneira, se não for tomada nenhuma posição, tende a crescer essa “modinha“ de se sentir no direito de “cancelar” o outro, onde muitas das vezes não há fundamento. Em paralelo, é capaz de se esperar alguma intervenção do governo (Boa. Apresentou a tese), implantando um sistema no qual possibilite o direito de uma democracia justa para ambos os lados, proporcionando assim o direito de defesa e fundamentação diante a acusação, além disso, contar com a ajuda dos próprios usuários, para que não acusem sem necessidade, ou que não deem motivos realmente conclusivos para serem acusados. Desse modo, pode se esperar que ambos os lados tendem a compreender o impacto de seus relatos e ações no meio midiático e social.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o tema, de modo a evitar o tangenciamento. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200