Na música “Alexandria”, do cantor Tiago Iori, é retratada uma sociedade sem conhecimentos, que prefere mostrar apenas seu ponto de vista. Analogamente, no Brasil, a cultura do cancelamento nas redes sociais tornou-se o principal alvo de discussão, seja pelo comportamento da sociedade, seja pela negligência estatal (Muito bem. Apresentou a tese). Nesse sentido vale analisar as causas que envolvem e potencializam essa realidade.
(Boa estratégia coesiva) A priori, destaca-se o comportamento da sociedade como impulsionador do problema. De acordo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Entretanto, observa-se que a população está indo contra o pensamento do sociólogo, tendo em vista que a cultura do cancelamento é fruto da variabilidade de opiniões, mas por não concordarem, (Sem vírgula) os usuários se unem para “cancelar” uns aos outros na internet, quando há uma atitude diferente ou que não agradam aos demais. Infelizmente, essas atitudes de não pensar de maneira coletiva contribuíram para o drástico aumento dessa prática nas redes sociais, local no qual as pessoas mais manifestam seu ponto de vista. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fulcral pontuar que a persistência da cultura do cancelamento deriva da baixa atuação dos setores governamentais, que concerne na criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo Friedrich Hegel, é dever do Estado proteger seus filhos. No entanto, é fato que isso não ocorre no Brasil, visto que a falta de atuação das entidades estatais apresenta uma não preocupação com os cidadãos que estão sendo cancelados, sem ao menos ter o direito de se redimir ou se explicar (Melhore a apresentação dessa discussão). Tudo isso retardada a resolução do empecilho, já que a negligência estatal contribui para perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto faz-se necessárias medidas para combater a cultura do cancelamento nas redes sociais. O Estado, o papel do Ministério da Educação e o Poder Legislativo, (Muito bem. Apresentou o agente) criador de leis, deve investir na contratação de palestrantes para explicar, nas escolas, sobre as consequências da cultura do cancelamento, e mande para votação na Câmara dos Deputados, uma proposta de lei que criminalize tal ato. Destarte, a cultura do cancelamento nas redes sociais não será mais um problema para a sociedade brasileira. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |