A cultura do cancelamento - T - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 11/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Julgamento. Desproporcionalidade. Criticidade. Estas características estão ligadas aos resultados maléficos dessa cultura. No entanto, é possível perceber que, na sociedade brasileira, tal prática se tornou um vício, sobretudo quando se observa a fundo as redes sociais dos jovens (Reestruture essa ideia), que não é estimulada em tentar entender o caso. Assim, seja devido a escassa fonte de informações verídicas, como também a livre exposição de julgamentos, (Boa. Formulou a tese) o processo de criticidade disfarçado de algo construtivo carece de uma resolução. 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, convém apontar a falta de informações como influentes do revés. Acerca disso, a psicóloga Cláudia Onofre defende que a exposição exacerbada e a escassez de informações dos usuários, (Sem vírgula) desperta a progressão de julgamentos e opiniões assoladoras. Contudo, essa prática estimula cada vez mais pessoas a fazer o mesmo, sem nenhuma responsabilidade no que isso poderá gerar. Logo, são necessários meios que vise (Vírgula) desde cedo, a formar usuários engajados e responsáveis com os demais. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a autenticidade e a liberdade de expressão hodiernamente são bem vistas, mesmo que corroborem com o mal-estar de outro indivíduo. Todavia, por mais que diversas pessoas errem, e até mesmo peçam desculpas - como a digital influncer (Especifique-a) - existem pessoas que não se cansam de atacar, o que, por fim, acarreta de certa forma na evasão de usuários da web. (Recorte superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se imprescindível uma medida que formete a importância educacional para a utilização das redes sociais. Logo, é preciso que o Ministérios da Educação, responsável por garantir uma qualidade no ensino, (Boa. Apresenta e faz detalhamento do agente) realize, por meio de um projeto de palestras que integre jovens e responsáveis, a prescrição do uso consciente da web desde de cedo, com o intuito de reeducar a visão que as pessoas têm das redes sociais. Dessa maneira, melhorar-se-á esse vício do cancelamento, e os indivíduos saberão usar a web com mais sabedoria. (A proposta de intervenção foi apresentada. Muito bem)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200