CANCELAMENTO NAS REDES SOCIAIS (Observe que há um espaço destinado ao título)
A cultura do cancelamento virou um termo no ano de 2019, mas já havia pessoas que realizavam alguns cancelamentos antes de 2019. O termo cancelado tem o significado de alertar as pessoas em modo geral que uma figura pública, seja famosa ou influenciador digital, cometeu algo impróprio, seja, (Sem vírgula) racismo, xenofobia, classes sociais, gordofobia, homofobia entre outros milhares de intolerâncias, também pode ser por algo mais fútil como ter uma opinião contraia sobre algum assunto popular (como por exemplo, uma pessoa ser cancelada por não gostar de algum tipo de comida). (Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Um caso bem recente de cancelamento, a influenciadora digital Gabriela Pugliesi que, verdadeiramente, teve uma atitude inconsequente por fazer uma festa e receber pessoas em sua casa, mesmo após ter sido infectada pelo covid-19 (e curada) no mesmo momento quando o mundo estava/está em isolamento social (Reformule essa discussão). (Melhore a progressão de ideias) O Diogo Soares, gerente de projetos na área digital e redes sociais, julgou como bastante vago o termo cultura do cancelamento, visto que pode ser aplicado de formas diferentes em localidades e culturas distintas, mesmo que as redes sociais tragam uma aproximação entre pessoas, “O que é passível de uma punição em uma sociedade não é na outra” expressou Diogo. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Dito isso concluo (Não se usa primeira pessoa), precisamos nos vigiar, por que porque o que falamos pode magoar ou ofender um grupo ou uma pessoa em especifico, o cancelamento não é algo banal, pois sem perceber erramos, e o cancelamento pode ser uma forma de educar uma pessoa, desde que ela se corrija e se arrependa (Evite esse tipo de construção). Muitas das vezes não percebemos, mas magoamos as pessoas com palavras, piadas e outras coisas, devemos nos vigiar não só na internet, mas em geral. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |