Em abril de 2020, usuários das redes sociais se juntaram em um mutirão para dar deslike na música nova da cantora Luísa Sonza após ela anunciar o fim de seu relacionamento com o humorista Whindersson Nunes. A cultura do cancelamento é cada vez mais severas com as celebridades que têm suas vidas expostas nas redes sociais, e por alguns deslizes acabam sendo alvo de muitas críticas. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é possível observar que o cancelamento é extremamente radical, visto que, (Sem vírgula) apenas quem tem seus erros expostos nas redes sociais são cancelados, enquanto anônimos cometem crimes graves que passam despercebidos nas redes (Reestruture essa discussão). Todavia, vale ressaltar a frase do filósofo Polonês Zygmunt Bauman, no qual diz (Dois pontos) “Vivemos tempos líquidos, nada é feito para durar”, frase essa que se encaixa nas redes sociais, onde as noticias são facilmente esquecidas depois de um tempo. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, as redes socais também podem ser usadas para divulgar notícias importantes, como o caso do jogador Robinho que foi acusado de estrupo, e cancelado na internet pelos usuários (Melhore a apresentação dessa ideia). Esse cancelamento fez com que empresas patrocinadoras do time Santos se unissem para que o jogador não fosse contratado depois da acusação ser exposta nas redes, ajudando a trazer a conscientização que estrupo é crime e deve ser divulgado e noticiado, independente do estuprador ser famoso, ademais, incentivando as vítimas a denunciarem. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para amenizar o problema é necessário que a mídia (Muito bem. Apresentou o agente) utilize seus canais de comunicação promovendo campanhas contra a disseminação do ódio virtual, conscientizando os usuários a usarem as redes sociais para divulgar casos graves, e incentivar denúncias. Também se faz necessário lembrar que qualquer pessoa que se sentir ofendida por comentários nas redes sociais podem denunciar. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões foram exploradas de modo superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |