A série televisiva “Gossip Girl” apresenta um blog anônimo que divulga os erros da elite de Manhattan, o que acaba por prejudicar essas pessoas. Essa obra pode ser comparada a cultura de cancelamento frequente no ambiente virtual (Melhore a progressão de ideias). Portanto, é urgente mitigar a negligência governamental e a indiferença da sociedade para cessar essa mazela. (Muito bem. Apresentou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário questionar a postura do Estado frente ao linchamento online. A esse respeito, o filósofo John Locke dissertou que a arena pública deve garantir os direitos naturais dos cidadãos - dentre eles a dignidade e o bem-estar. Nesse sentido, os crescentes casos de linchamento virtual confirmam a negligência do Poder Público, o que para Locke é uma quebra do “Contrato Social”. Portanto, é necessário que o Estado tome as providências cabíveis para erradicar a intempérie do cancelamento no ambiente virtual. (Explore mais as discussões. Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a indiferença da sociedade agrava a cultura vil do cancelamento. Nesse viés, a filósofa Hannah Arendt disse que as atitudes cruéis se tornaram comuns no corpo social. Nesse sentido, o suicídio de Alinne Araújo -blogueira- após ser cancelada virtualmente, por casar com ela mesma, confirma a maldade de denunciada por Arendt (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, é urgente desconstruir a maldade humana para coibir o linchamento no ambiente virtual. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Urge, pois, que a dignidade de todos seja garantida tal qual reza a Constituição. Cabe ao Estado, em sua função social, (Muito bem. Apresentou o agente) investigar minuciosamente as denúncias assegurando a punição dos agressores virtuais, e em parceria com o corpo social promover palestras que discutam sobre até onde vai a liberdade de expressão no ambiente virtual. Assim, será possível restaurar o “Contrato Social”. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |