A quebra do "Contrato Social" - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 11/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A série televisiva “Gossip Girl” apresenta um blog anônimo que divulga os erros da elite de Manhattan, o que acaba por prejudicar essas pessoas. Essa obra pode ser comparada a cultura de cancelamento frequente no ambiente virtual (Melhore a progressão de ideias). Portanto, é urgente mitigar a negligência governamental e a indiferença da sociedade para cessar essa mazela. (Muito bem. Apresentou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário questionar a postura do Estado frente ao linchamento online. A esse respeito, o filósofo John Locke dissertou que a arena pública deve garantir os direitos naturais dos cidadãos - dentre eles a dignidade e o bem-estar. Nesse sentido, os crescentes casos de linchamento virtual confirmam a negligência do Poder Público, o que para Locke é uma quebra do “Contrato Social”. Portanto, é necessário que o Estado tome as providências cabíveis para erradicar a intempérie do cancelamento no ambiente virtual. (Explore mais as discussões. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a indiferença da sociedade agrava a cultura vil do cancelamento. Nesse viés, a filósofa Hannah Arendt disse que as atitudes cruéis se tornaram comuns no corpo social. Nesse sentido, o suicídio de Alinne Araújo -blogueira- após ser cancelada virtualmente, por casar com ela mesma, confirma a maldade de denunciada por Arendt (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, é urgente desconstruir a maldade humana para coibir o linchamento no ambiente virtual. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Urge, pois, que a dignidade de todos seja garantida tal qual reza a Constituição. Cabe ao Estado, em sua função social, (Muito bem. Apresentou o agente) investigar minuciosamente as denúncias assegurando a punição dos agressores virtuais, e em parceria com o corpo social promover palestras que discutam sobre até onde vai a liberdade de expressão no ambiente virtual. Assim, será possível restaurar o “Contrato Social”. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200