O cancelamento nas redes sociais se dá quando algum indivíduo toma uma atitude negativa - ou vista como negativa - em relação a qualquer assunto que esteja em voga, podendo ser linchado virtualmente. Qualquer deslize ou fala mal interpretada pode ser motivo para um cancelamento, o que é algo muito preocupante. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio o ato de cancelar alguém não era para ser tão nocivo e tinha como intenção principal chamar atenção para a atitude da pessoa e gerar uma discussão em cima disso. Um exemplo seria denunciar nas redes sociais uma empresa de cosméticos que testa seus produtos em animais e a partir de então criaria-se um debate sobre "por que a atitude da empresa não é recomendável", "por que é importante discutir o assunto" e por aí vai... (Reelabore e desenvolva de acordo com a estrutura do texto.
(Boa estratégia coesiva) Contudo, com o tempo, o objetivo do cancelamento foi deturpado até perder a essência que era de conscientizar para a de calar. Hoje em dia qualquer declaração polêmica pode acarretar no fim de uma carreira. As pessoas já não estão mais abertas a dialogar, elas querem apenas "punir" aqueles que ousarem discordar de suas opiniões. Um exemplo disso foi a influencer Gabriela Pugliesi que postou em suas redes as fotos de uma festa que deu em sua casa no início da pandemia, gerando várias críticas e alguns dias depois, mesmo após ter se desculpado publicamente, precisou apagar uma de suas contas por conta da enxurrada de comentários negativos que estava recebendo, além de perder alguns contratos com marcas.A cultura do cancelamento é extremamente prejudicial para a sociedade, pois ao invés de incentivar o debate e a pluralidade, tenta calar as vozes de quem pensa diferente. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, algumas medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Primeiramente, as pessoas precisam entender que é normal e até mesmo positivo pessoas pensarem diferente uma das outras. Também é importante praticar o ato de dialogar, sendo a escola um local muito propício para isso, criando debates e discussões de forma saudável entre os alunos. No mais, é necessário um esforço coletivo para que a sociedade como um todo seja menos intolerante. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |