Na sociedade da tecnologia e da comunicação as redes sociais atuam como um poderoso meio comunicacional caracterizado por particularidades que têm dimensionado novas formas de interagir. Nesse contexto, novos comportamentos são criados como a cultura do cancelamento, a qual funciona como um mecanismo coercitivo que rompe qualquer tipo de relação com o outro, partindo do pressuposto que a atitude praticada por este seria inadequada. O problema desse tipo de cultura é que além de denotar práticas de intolerância, ela gera também impactos incalculáveis na vida de uma pessoa ou de uma organização. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, quando se analisa o fenômeno da cultura do cancelamento no mundo digital, observar-se a adoção de posturas intolerantes em relação ao outro. Tal fato evidencia a existência de um pré-julgamento que rotulam os indivíduos ou as instituições a um determinado padrão de adequação. No entanto, esse enquadramento, geralmente, parte de uma perspectiva subjetiva de julgamento demarcada por fatores de intolerância, os quais são disseminados na internet alcançando escalas exponenciais com o objetivo de banir esse outro das redes sociais, sem ao menos lhe dar oportunidade de defesa. Logo, esse tipo de cultura pode está imbuído de práticas coercitivas impregnadas de intolerância. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a massificação desse cancelamento pode acarretar consequências trágicas na vida pessoal, profissional e social de um sujeito. A exemplo do que ocorreu com um motorista norte-americano que foi fotografado no veículo da empresa onde trabalhava fazendo um gesto com a mão, o qual foi associado, equivocadamente, a um símbolo de uma seita racial. Essa disseminação, além de ter gerado um linchamento virtual a inregridade do motorista o fez perder seu emprego. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se também que esse anulamento do outro pode impactar na saúde psíquica e física de uma pessoa, propiciando o desenvolvimento de diversos distúrbios psicológicos, como a depressão. Portanto, o cancelamento tendencioso de uma pessoa nas redes sociais pode causar prejuízos irreparáveis que nem o tempo pode amenizar, já que o conteúdo caluniador ficará disponível na nuvem podendo ser acessado a qualquer momento. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário a adoção de ações que possam mostrar para a sociedade o aspecto negativo desse tipo de prática. Para tanto, o Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente) deve estimular nas escolas a criação de espaços de discussão para que crianças, adolescentes e jovens conversem sobre esse tema. Concomitantemente, de forma abrangente, o Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos deve veicular propagandas nos principais meios de comunicação com o objetivo de conscientizar toda a população sobre os impactos que a cultura do cancelamento pode causar a uma pessoa ou a uma instituição. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Respeite o limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |