A Constituição federal brasileira, promulgada em 1988, prevê a todo cidadão o pleno direito à liberdade de expressão, desde que não fira a liberdade do outro. No Brasil, entretanto, é cada vez mais frequente o uso de ofensas e xingamentos, o que está diretamente ligado à "cultura do cancelamento" (Melhore a apresentação dessa discussão). Dentre tantos aspectos relacionados ao problema, cabe analisar suas causas e consequências. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, cabe mencionar que o cancelamento acontece de forma direta nas redes sociais, como Facebook e Twitter. Isso ocorre, principalmente, porque tais meios permitem a interação de inúmeros indivíduos sobre diversos temas, o que gera vários conflitos de ideias e pensamentos. Nesse cenário, percebe-se que quando alguém diverge dos ideais da maioria ou do politicamente correto, há um intenso ataque ao usuário, com graves ameaças. Essa situação, infelizmente, destoa dos ideais liberais de John Locke em relação ao respeito às liberdades individuais, pois evidencia a restrição da opinião do outro na sociedade. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, pode-se destacar o fato de que a cultura do cancelamento tende a inviabilizar a construção do conhecimento, pois não há um diálogo civilizado e respeitoso. Nesse sentido, é importante enfatizar a Teoria da Ação Comunicativa, proposta por Habermas, filósofo alemão, o qual dizia que a linguagem e comunicação efetivas são fundamentais para que transformações positivas aconteçam na sociedade. Sob tal perspectiva, é possível perceber que, atualmente, esse objetivo não será alcançado. (Explore mais as discussões desse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que a mídia (Boa. Apresentou o agente) deve falar mais sobre o tema, por meio do apoio financeiro do governo federal às grandes emissoras de televisão e rádio. Tal ação deve contar com depoimentos e entrevistas de sociólogos, professores e dos próprios usuários da internet. Espera-se, com isso, que as pessoas compreendam a importância de parar com a cultura do cancelamento. (A proposta de intervenção precisa ser mais explorada)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |