Em um século onde em que as mídias sociais se tornaram significantes no cotidiano das pessoas, principalmente dos jovens, e abriram caminhos para muitos poderem se expressar, a exposição é cada vez mais frequente. Contudo, em que ponto tanta exposição torna-se nefasta? Estar em uma rede social é saber que a todo o momento sua privacidade pode ser invadida por qualquer indivíduo de má intenção e que uma opinião expressada de forma ambígua se torna um problema, o qual leva ao cancelamento de quem se exprimiu de forma errônea. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Assim, a atitude de ‘’cancelar’’ uma pessoa ou empresa faz parte de um movimento conhecido como cultura do cancelamento, onde a mesma é criticada e esquecida por um tempo devido a certa atitude ou discurso considerado intolerável pela sociedade atual. Embora, (Sem vírgula) muitos usuários das mídias julguem esse ato uma forma de solução para uma postura incorreta, o cancelamento de alguém prejudica a imagem do envolvido e o tira de uma posição de destaque. Além disso, as frequentes informações falsas, conhecidas como fakenews fake news, acentuam esse problema, porque muitas pessoas dão credibilidade a essas notícias incorretas e, assim, começam a apresentar atitudes repudiantes nas redes sociais. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Para exemplificar, recentemente a influenciadora digital conhecida como Rafa Kalimann sofreu um ‘’cancelamento’’ após fazer um vídeo dublando uma parte do julgamento de um abuso sexual (Melhore a apresentação dessa discussão). Depois da divulgação, diversos internautas se posicionaram contra a atitude da influenciadora que se desculpou pelo erro. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Logo, a partir dos fatos apresentados, as redes sociais (Boa. Apresentou o agente), juntamente com o governo (Vírgula) devem investir em campanhas que conscientizem os usuários dos problemas que a cultura do cancelamento pode trazer e para inviabilizar qualquer discurso de ódio. Além disso, os sites informativos precisam ter a disposição de impedir que falsas informações constituem seu conteúdo. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |