Precipuamente, segundo a filósofa Marilene Chauí, de forma sumária, cultura é qualquer costume da sociedade. Os internautas das redes sociais também possuem uma cultura que no auge do uso de redes sociais ficou conhecido como cancelamento, ato de excluir algum indivíduo por algum equivoco. Ação injusta e descomedida como muitos dos juízos de senso comum da população emergente de redes sociais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar cabe uma analogia do cancelamento nas redes sociais com um linchamento na rua (Melhore a construção dessa ideia). Assim como no linchamento , não há oportunidade de o indivíduo se explicar , não há um julgamento formal, além disso a diferença é que num linchamento é atacado o corpo físico, mas no cancelamento é atacado o psico-emocional do indivíduo que do mesmo modo afeta a saúde do corpo, como diz Augusto Cury, não há felicidade na incompreensão (Melhore a progressão de ideias). Inclusive, muitas vezes o linchado na rua foi confundido pelo crime de outro. Na rede pode haver má interpretação. Alguém pode dizer: "quem não quer ser repreendido pelo ato de ser cancelado que não erre ou não faça postagens que vão de encontro aos grupos sociais estabelecidos pela moda", contudo quem é que não erra? (Evite esse tipo de construção) E não é um direito democrático assegurado com todos os mecanismos da Constituição a multiplicidade de pensamentos? Portanto, assim como um linchamento, o cancelar se torna desumano. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Melhore a estratégia coesiva) Na Roma antiga foi desenvolvido o Direito para que houvesse julgamentos de forma justa e comedida. Antes os indivíduos eram apedrejados ou assassinados por qualquer difamação e calúnia, com o direito passou a haver um juízo formal, onde seria cedido a oportunidade de o indivíduo difamado se expressar e de acordo com os fatos averiguados se defender e se justificar ou ser condenado. No entanto, o cancelamento (Vírgula) que é uma ação emotiva do senso comum de um ascendente grupo de redes sociais (Vírgula) não concede essa oportunidade e toma medidas emocionalmente violentas contra equívocos de um indivíduo. Chega a ir além não só por não conceder a formalidade citada, mas por agir de forma descomedida entre as ações e sentimentos. Deixa de ser assim uma atitude justa para ser um tribunal do ódio repressor. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por fim essa injustiça sem equidade dos grupos de cancelamento, provenientes da terra sem lei que são as redes sociais, podem ser resolvidas do mesmo modo como foi padronizado na Roma antiga. Um tribunal cibernético que julgue determinadas atitudes e tome medidas de juízo proporcionais as postagens do indivíduo, como por exemplo faz o Facebook com qualquer publicação contra os direitos humanos. Ele impede a pessoa de publicar por determinado período. Traz assim uma reflexão construtiva sobre seu ato. Enquanto não for dado soberania a um órgão que atue na área cibernética (Vírgula) através da determinação do Ministério da Tecnologia (Vírgula) haverá vários linchamentos de perfis. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |