A desconstrução virtual - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 10/11/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“O Dilema das redes” retrata como a sociedade se tornou desinformada e disseminadora de ódio. De maneira análoga, observa-se na realidade contemporânea que o corpo social que se conecta em redes sociais exibe de forma drástica o cancelamento de indivíduos pertencentes a uma figura pública que se promove por uma causa que perante aos outros indivíduos se torna refutável. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas sociais e democráticas, analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida que se faz imediata. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é incontrovertível que as esferas sociais deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que condiz na criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, os indivíduos que sofrem o cancelamento passam por uma desconstrução social e ligeiramente impacta de maneira econômica e política, o que gera transtornos em sua saúde como a depressão, ansiedade e exclusão social. Desse modo, faz-se a necessidade da reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a democracia permite a liberdade de associação e de expressão, no entanto essa definição é esquecida. Partindo desse pressuposto, é notório que essa liberdade logo é reprimida por uma parcela da sociedade que ataca virtualmente o indivíduo que postulou sua posição em frente a um assunto. Tudo isso retalha a resolução do empecilho. A democracia deve ser exaltada mostrando que a sua existente se sobressai de uma liberdade de posicionamentos (Melhore a construção dessa ideia), sendo permitido o questionamento. Logo, a falta de democracia de alguns contribui para a perpetuação desse quadro insalubre.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para mitigar o cancelamento nas redes socias. Ao Estado cabe o incentivo às políticas públicas já existentes (Muito bem. Apresentou o agente), com o objetivo de oferecer a sociedade uma melhoria. Por sua vez, cabe às ONGs (Desenvolva a sigla), empresas e escolas a fiscalização destas políticas públicas, e a realização de medidas que as auxiliem, através de campanhas e publicidade. Por fim, cabe aos indivíduos a participação nos projetos já existentes, sendo através do voluntariado ou do incentivo a discussão do tema em sua comunidade. Assim, a partir dessas medidas as providências tomadas contra o cancelamento nas redes socias seja efetivado. ​​​​​​​(Boa. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200