A cultura do cancelamento se fortaleceu após o movimento #Metoo, em 2017, daí em diante algumas pessoas utilizam uma corrente de forma negativa para “descartar” o outro (Melhore a construção dessa ideia). Punitivista e influente. A cultura do cancelamento se encontra em um ponto intermediário entre a justiça e o discurso de ódio, visto que a sociedade cria uma projeção perfeição das pessoas (Melhore a construção de sentido), da mesma forma em que há um paradoxo intríseco nos movimentos de cancelamento em massa. Dessa maneira, essa é usada, muitas vezes, para se autoafirmar e criar uma identidade, ao deixar de lado o real foco do movimento. (Melhore a apresentação das discussões inciais. Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Vale salientar que a sociedade projeta pessoas perfeitas, visto que elas sofrem com a mercantilização e não podem sequer cometer erros, caso contrário, são descartadas. O que reforça a lógica capitalista: rejeitar o que é “defeituoso”. Em contrapartida, o movimento do cancelamento segue uma corrente de caráter evolutivo, o qual não tolera pensamentos preconceituosos , sexistas; como é o caso da propaganda da Skol que reformulou seu posicionamento após várias críticas recebidas ao sugerir que as mulheres deixassem o “não” em casa para curtir o carnaval (Melhore a apresentação dessa discussão). Contudo, essa corrente perdeu o real foco a ser pautado, ao se transformar em um movimento de perseguição. Assim, a busca pela perfeição reforça uma cultura do cancelamento contínuo. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, há um paradoxo intríseco na cultura do cancelamento , já que essa surgiu como uma forma de inclusão social e barrar comentários preconceituosos e de assédio, porém, algumas pessoas usam a causa para propagar o ódio , ser intolerantes , e que por várias vezes entram por influência; ideia essa, (Sem vírgula) interpretada na teoria do rebanho de Nietzsche. Tal fato seja por não apoiar uma figura política, não gostar de um estilo musical , entre outros (Melhore a apresentação dessa ideia). Desse modo, a falta de diálogo sobre o tema abordado e a dificuldade da sociedade em distinguir o que realmente deve ser “cancelado “ gera uma coletividade de ideias discriminatórias.
(Melhore a estratégia coesiva) A cultura do cancelamento se encontra em um ponto intermediário entre a justiça e o discurso de ódio. Logo , é responsabilidade do Ministério da Educação estimular a abordagem desse tema nas escolas, ao inserir palestras e professores que discutam essa temática, ao mostrar aos alunos a importância em diferenciar justiça social a destilamento de ódio, e o impacto que essa perseguição pode causar nas pessoas. Concomitantemente , é necessário a fiscalização de órgãos governamentais, como o Ministério da Comunicação, nas redes sociais, ao monitorar os assuntos levantados e propagados nessas redes.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |