No documentário “O dilema das redes socias” muito se discute sobre a influência na vida dos usuários como molde formador de opiniões. Nesse sentido percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne na questão do julgamento individual promovido, cujo movimento nomeado de “cancelamento” se tornou um palco de um tribunal intolerante e por muitas vezes injusto, refletindo um cenário desafiador em virtude da alienação causada pelo individualismo e pela má influência midiática. (Muito bem. Apresentou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é preciso atentar ao posicionamento individual das pessoas que contribuem com o ataque no meio virtual. Segundo a máxima de Confúcio “aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos” cabe perfeitamente (Melhore a construção dessa ideia). Desse modo, repensar a maneira como expor a opinião na internet, considerando a possibilidade de que as palavras podem prejudicar o próximo, distorcendo a finalidade do movimento que visava levantar uma pauta e debater sobre condutas antiéticas que não são aceitas pela sociedade como o racismo, machismo, homofobia abuso sexual e obter a devida condenação. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante, nessa temática, é a concepção cultural suscetível de punição no qual se difere de acordo com a definição de ato criminoso presente em cada sociedade. Sob essa lógica, o que antes a cultura do cancelamento trabalhava para repreender questões importantes socias, vem sendo usado como motivo para assuntos banais com o intuito de fazer justiça com as próprias mãos, resultando na falta de empatia e desentendimento voltado geralmente para linchar e excluir celebridades e artistas famosos estimulando fake news (Reestruture essa discussão). Nessa perspectiva, refletir sobre a importância da mídia na apresentação de informações cuja persuasão seja feita de modo que não venha a consolidar a problemática. (Reestruture a discussão desse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para intervenção pontual do problema, para que isso ocorra, o Ministério da Educação (MEC) (Boa. Apresentou o agente), com o Poder Legislativo (Vírgula) deve criar e desenvolver Leis que visem a combater o linchamento virtual, com a finalidade de evitar que tal violência saia das plataformas digitais para o mundo real. Através de ações que devem ser implantadas nas plataformas através de vídeos, (Sem vírgula) e lives que abordem o debate, respeitando as diferenças de ideias e fiscalizando a conduta dos usuários (Vírgula) visando garantir o direito de liberdade de expressão com o intuito de promover o progresso intelectual. Dessa maneira será possível construir uma ferramenta democrática que o filósofo Immanuel Kant possa se orgulhar. (Excelente. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |