(Aspas duplas)’O homem é o lobo do homem’’. A atribuição de Hobbes representa claramente a problemática da cultura do cancelamento no Brasil, uma vez que é justamente a agressividade com a qual um homem lida com outro que a cristaliza. Assim, torna-se evidente que a origem dessa vicissitude está presente na mentalidade que objetifica o ser. Não só o mau uso de tecnologias (Vírgula) como também o individualismo aprofundam essa situação. (Muito bem. Contextualizou e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, o uso das redes sociais, principalmente, é propicia para cancelar usuários. Isso ocorre porque os meios tecnológicos de comunicação permitem o uso de contas anônimas usadas por ‘’haters’’, ou seja, usuários com o proposito de objetificar comportamentos. Nesse viés, a série ‘’Control Z’’ (Vírgula) da Netflix, representa claramente a situação atual, pois a partir de uma conta anônima um usuário realiza publicações sobre a vida pessoal de alunos de uma escola e dessa maneira gera conflitos sociais e pessoais. Paralelamente, esse é o objetivo da cultura do cancelamento: rotular padrões do público e, logo, facilmente atingí-lo. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, um dos entraves para estagnar o cancelamento está relacionado a falta de empatia, que visa, somente, o seu próprio bem-estar. No que tange esse problema, a afirmação atribuída ao ex-primeiro ministro inglês Benjamin ‘’A ignorância nunca resolve uma questão’’, (Sem vírgula) representa uma critica ao individualismo do ser humano. Logo, entende-se que a obsessão por comportamentos considerados ‘’corretos’’, principalmente de famosos, revela essa ignorância presente na sociedade, haja vista que existe um estigma de padrões, sendo isso que a sociedade apresenta, consequentemente, fere a saúde mental alheia. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar os padrões impostos pela cultura do cancelamento. Faz-se necessário que a sociedade civil organizada (Muito bem. Apresentou o agente) pressione o Ministério das Comunicações a aumentar o controle de dados da internet em prol de cessar discursos de ódio e contas anônimas, que atuará com apoio das grandes redes sociais (como Twitter, Facebook e Instagram) ao direcionar maior orçamento para refrear algoritmos criados. Outrossim, é considerável que no meio educacional, a partir do Ministério da Educação com apoio do Ministério da Saúde, apresentem meios de ajuda psicológica gratuitos já disponibilizados na internet e trabalhe a empatia para coibir a competividade referenciada por Hobbes. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |