Ostracizados - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 10/11/2020

Status:

Corrigida
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Na antiguidade clássica, o ostracismo era uma prática comum que se caracterizava pelo afastamento de cidadãos que cometiam atos contra a liberdade pública, a fim de deixá-los no esquecimento. Do mesmo modo, essa ostracização ocorre nos dias atuais com a cultura do cancelamento nas redes sociais. Nesse contexto, a impossibilidade de transformação social devido à supressão do diálogo e o aumento das injustiças sociais são aspectos relevantes dessa problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe ressaltar que o diálogo e o questionamento são as principais ferramentas para a transformação social. De acordo com o conceito de maiêutica, da filosofia socrática, o espaço para um diálogo saudável suscita perguntas que levam ao indivíduo descobrir suas próprias verdades e, muitas vezes, mudar de opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, o silenciamento de algumas vozes é uma forma rasa de lidar com questões estruturalmente muito complexas como, por exemplo, o preconceito. (Explore mais o argumento apresentado. Discussão pertinente)

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, a falta de oportunidade que o “cancelado” tem para expor suas razões fomenta a exclusão social. Um exemplo disso é o caso do americano Emmanuel Cafferty que, em junho de 2020, perdeu seu emprego e teve sua imagem vinculada a grupos supremacistas brancos nas redes sociais por um gesto que teria feito despretensiosamente ao alongar seus dedos das mãos. Tal fato se reflete para milhares de pessoas que são canceladas todos os dias nas redes sociais. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso que a realidade atual seja repensada. Cabe, portanto, ao Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente) promover o entendimento sobre a importância do diálogo em detrimento da atual cultura do cancelamento. Isso pode ser feito por meio de debates nas escolas que elucidem situações de preconceito e injustiças sociais, a fim de promover a tolerância e o diálogo pacificador. Tal medida poderá ser promovida pela inclusão de carga horária obrigatória nas aulas de filosofia e sociologia sobre o módulo “Educação e Cidadania”. Desta maneira, espera-se construir um corpo social harmônico e livre do ostracismo. (Excelente. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para melhorar os negativos. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200