É preciso responsabilidade virtual - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 10/11/2020

Status:

Corrigida
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De acordo com a filósofa política alemã Hannah Arendt, "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direito". Em consonância a isso, embora a justiça seja falha em ocasiões mais propícias, no tribunal das redes sociais ela mostra-se ágil e contundente, agindo por vezes de forma impetuosa, sem necessariamente, escolher a quem, bastar postar ou fazer algo vexatório e o linchamento virtual é iniciado. Nesse sentido, é dever do aparato estatal, junto aos detentores dos direitos das mídias digitais, criarem medidas paliativas que visem restringir comentários ofensivos, que tenham o objetivo simplesmente de ferir a honra do indivíduo acusado. (Contextualizou o tema, no entanto não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale ressaltar que com o avanço tecnológico e a concentração de usuários cada vez mais ativos, (Melhore a coesão textual) expor sua opinião tornou-se algo ainda mais responsável, uma vez que "Forçar" uma ideia ou promover alguma ideologia sem o conhecimento acerca do assunto, com intuito apenas de "Lacrar" - termo utilizado na internet, que tem como intuito dizer que alguém quis aparecer, ou se destacou em algo -, passam a trazer consequências infinitas, desde profissional, como pessoal. Segundo uma pesquisa realizada pela associação de veículos de imprensa, contatou-se que 8 em cada dez pessoas conhecidas do público (famosos) já tiveram sua imagem (Aspas duplas) 'Arranhada por determinada atitude questionável", situação essa que é análoga ao fato dessas personalidades promoverem tal posição a determinado tema. (Ótimas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é possível afirmar que embora a difamação nas redes sociais tragam e façam estragos mentais a qualquer cidadão, também percebe-se uma postura cada vez mais estudada dessas celebridades e (Apas duplas) 'Influencers digitais". A filósofa Hipátia de Alexandria, (Sem vírgula) defende a tese de que "compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além", dessa forma, observa-se tal ideia praticada com os participantes de (Aspas duplas) 'Realites shows", já que hoje em dia é comum cada um participar de forma pensada, muitas vezes assessorados por uma equipe de marketing. (Explore mais as discussões desse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que o governo federal, junto aos presidentes de empresas de mídias no Brasil, (Boa. Apresentou o agente) criem um sistema de redes que garantam a defesa dos direito humanos dentro de qualquer plataforma virtual, visando defender a saúde psicológica de seus usuários, através da contratação de profissionais de tecnologia da informação, para assim monitorarem esses comentários "maldosos". Com tais medidas, a problemática do cancelamento nas redes sociais (Vírgula) assim como o fator da superexposição serão apaziguados. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de formular a tese. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200