De acordo com a filósofa política alemã Hannah Arendt, "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direito". Em consonância a isso, embora a justiça seja falha em ocasiões mais propícias, no tribunal das redes sociais ela mostra-se ágil e contundente, agindo por vezes de forma impetuosa, sem necessariamente, escolher a quem, bastar postar ou fazer algo vexatório e o linchamento virtual é iniciado. Nesse sentido, é dever do aparato estatal, junto aos detentores dos direitos das mídias digitais, criarem medidas paliativas que visem restringir comentários ofensivos, que tenham o objetivo simplesmente de ferir a honra do indivíduo acusado. (Contextualizou o tema, no entanto não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale ressaltar que com o avanço tecnológico e a concentração de usuários cada vez mais ativos, (Melhore a coesão textual) expor sua opinião tornou-se algo ainda mais responsável, uma vez que "Forçar" uma ideia ou promover alguma ideologia sem o conhecimento acerca do assunto, com intuito apenas de "Lacrar" - termo utilizado na internet, que tem como intuito dizer que alguém quis aparecer, ou se destacou em algo -, passam a trazer consequências infinitas, desde profissional, como pessoal. Segundo uma pesquisa realizada pela associação de veículos de imprensa, contatou-se que 8 em cada dez pessoas conhecidas do público (famosos) já tiveram sua imagem (Aspas duplas) 'Arranhada por determinada atitude questionável", situação essa que é análoga ao fato dessas personalidades promoverem tal posição a determinado tema. (Ótimas discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é possível afirmar que embora a difamação nas redes sociais tragam e façam estragos mentais a qualquer cidadão, também percebe-se uma postura cada vez mais estudada dessas celebridades e (Apas duplas) 'Influencers digitais". A filósofa Hipátia de Alexandria, (Sem vírgula) defende a tese de que "compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além", dessa forma, observa-se tal ideia praticada com os participantes de (Aspas duplas) 'Realites shows", já que hoje em dia é comum cada um participar de forma pensada, muitas vezes assessorados por uma equipe de marketing. (Explore mais as discussões desse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que o governo federal, junto aos presidentes de empresas de mídias no Brasil, (Boa. Apresentou o agente) criem um sistema de redes que garantam a defesa dos direito humanos dentro de qualquer plataforma virtual, visando defender a saúde psicológica de seus usuários, através da contratação de profissionais de tecnologia da informação, para assim monitorarem esses comentários "maldosos". Com tais medidas, a problemática do cancelamento nas redes sociais (Vírgula) assim como o fator da superexposição serão apaziguados. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de formular a tese. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |