Notícias falsas .Calúnias e difamação. Atitudes antidemocráticas. Tais situações negativas são fatos os quais acontecem no interior das sociedades contemporâneas, potencializadas pelo uso das redes sociais e uma crise de valores éticos e morais .Assim, ações de suspensão dessas ferramentas digitais são uma realidade, sobretudo por razões políticas e societárias .Medidas coercitivas são necessárias e urgentes. (Não contextualizou o tema. Reestruture e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o setor político que sofre com a propagação de noticiários inverídicos e comentários ofensivos e desrespeitosos entre membros da própria classe (Vírgula) mas também de cidadãos externo ao segmento. Esse fato muito das vezes utiliza-se das plataformas digitais ,por exemplo facebook e twuiter, como veículos de transmissão dessas informações ilegais e criminosas .Como reflexo disso órgãos jurídicos solicitam o bloqueio das redes sociais de alguns indivíduos pelo uso indevido. (As discussões não estão relacionadas ao tema. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator que leva ao cancelamento dos canais digitas coletivos é a violação de direitos sociais, visto que essas ferramentas eletrônicas são instrumentos de divulgação de grupos antissociais os quais incitam práticas homofóbicas e racistas somada a atitudes contrárias à democrática por meio dessas redes na sociedade (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo disse Martin Luther King," A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." Nesse contexto, os entes públicos e governamentais necessitam reprimir essas ilegalidades, com isso a desativação das mídias comunitárias é fundamental para a ordem geral. (Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Percebe-se, portanto ,que a sociedade moderna enfrenta o dilema do cancelamento das redes sociais, seja por causas políticas ou seja por causas coletivas. Dessa maneira, é importante o cidadão compreender que embora as mídias digitais apresentem a sensação de ilimitação, elas estão sujeitas às fronteiras de justiça e da cidadania em prol do bem comum. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |