O passado histórico do Brasil conta com períodos ditatoriais que acabaram representando um risco a democracia nacional. Durante esses mandatos, a censura feita a jornais, canções ou outro tipo de manifesto que, porventura, viesse a agir contra o Estado, tornou-se algo bastante comum. Todavia, embora tal prática tenha manifestado-se há décadas, atualmente um indivíduo pode ser punido em razão dos atos e opiniões que tem, principalmente quando os compartilha na internet. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A " cultura do cancelamento" é o nome dado a um movimento que ocorre quando determinado usuário de uma rede social, independente de ser influenciador digital ou não, tem sua publicação bloqueada devido ao conteúdo da mesma não estar de acordo com o pensamento de grande parte de seu público espectador. Tão grande é o empoderamento destes grupos contrariados, que torna-se muito fácil conseguir a atenção de quem monitora o que é divulgado em sua plataforma digital, já que os mesmos trabalham para evitar que mensagens discriminatórias e ofensivas sejam divulgadas nesses espaços virtuais. (A abordagem do tema está superficial. Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Desta forma, consequentemente isso acaba por gerar um maior cuidado no que será compartilhado por cada usuário, principalmente daqueles que tiram seu sustento de um elemento que é bastante publicitário, tendo em vista que, diante do risco de ter seu perfil excluído, expôr-se sem critérios precavidos se tornou algo de extrema raridade. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que essa "cultura" volte a ter sua real finalidade -defender indivíduos de um grupo que se sentem desrespeitados-, é necessário que as redes sociais promovam (Boa. Apresentou o agente) um maior esclarecimento, através dos termos de usuário, que torne explícito o que realmente deve ou não ser cancelado, fazendo com que seus consumidores não acabem cancelando tudo que acham ser ofensivo. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore com mais produtividade as discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |