Com o aumento do uso das redes sociais, notamos que os internautas se sentem a vontade para manifestar suas opiniões, sobre os mais variados temas. Esse grande fluxo de pensamentos divergentes, (Sem vírgula) vem causando a "cultura do cancelamento" que consiste em julgar as pessoas por seus posicionamentos quando são considerados ofensivos e errados, deixar de consumir seus produtos e serviços, até que este melhore. O filósofo Zigmunt Bauman (Vírgula) em obras e entrevistas, nos abre reflexão sobre como (Vírgula) apesar de úteis, as redes podem servir como armadilhas e para cair nelas (Vírgula) neste caso, basta um ato indevido. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Acontecimentos recentes podem exemplificar as proporções que essa mobilização em massa pode ter, como no caso da escritora da famosa saga de livros e filmes "Harry Potter". J. K. Rowling foi (Melhore a progressão de ideias) atacada após comentários transfóbicos, que resultaram em posicionamentos de atores do elenco dos filmes e dos fãs. É complicado para as celebridades se redimirem diante das mídias sociais, (Sem vírgula) quando se envolvem em algum tipo de preconceito disfarçado de opinião, (Melhore a coesão textual) para tal seria necessário mostrar uma mudança de atitude real para aqueles que se magoaram e se ofenderam, para a internet simples desculpas não bastam. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A tese de Bauman sobre uma era de relacionamentos líquidos, (Sem vírgula) se enquadra bem nesse contexto do cancelamento, pois assim como os relacionamentos, os cancelados são rapidamente descartados (Melhore a apresentação dessa discussão). Apesar de ser necessário apontar os erros para que o indivíduo melhore como ser humano, ofender e insultar coloca quem está julgando na mesma condição do julgado. A abordagem da conduta inadequada de alguém deve ser feita em forma de debates e argumentação, afim a fim de ensinar essa pessoa uma postura mais respeitosa. É importante que a evolução seja valorizada, sem ataques a todo instante pelo erro, a segunda chance deve ser verdadeira. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Para que tenhamos interações sociais nas redes de forma mais saudável, será imprescindível o trabalho da mídia (Boa. Apresenta o agente), seja ele através da internet, televisão, jornal ou rádio. O fato é que quanto mais se debate e se mostram pontos de vistas sobre alguma temática, melhores as chances para a conscientização, e conversar sobre interações na redes sociais no ambiente escolar será essencial nessa busca para que as pessoas tentem educar antes de se decidir cancelar. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |