A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Entretanto, no contexto do Brasil atual, observa-se exatamente o contrário, no que diz respeito ao cancelamento nas redes sociais, pelo fato de não precisar ter cometido um ato inaceitável para ser cancelado. Nesse sentido, o cancelamento nas redes sociais trata-se tanto de ser influenciado por uma falta de entendimento sobre determinado fato, quanto por uma falta de empatia. (Muito bem. Fez a contextualização do tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a falta de entendimento se apresenta como um dos desafios para a resolução do problema. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Assim, o cancelamento nas redes sociais (Vírgula) mesmo que esteja vigorosamente presente no século XXI, apresenta raízes que fazem parte do passado brasileiro (Explore mais esse argumento), o que dificulta ainda mais sua solução.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de empatia, a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo (Melhore a construção dessa ideia). A internet e seus usuários se tornaram justiceiros, opiniões contrárias sobre assuntos mínimos já tornam dignas de um cancelamento. O que se torna uma grande pedra no caminho para buscar uma solução. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) É evidente que o cancelamento não é uma boa opção para apontar um erro, portanto, medidas precisam ser tomadas para controlar essa prática social que acabou saindo do próprio controle. Cabe (Vírgula) então, as escolas e ONGs (Desenvolva a sigla) optarem (Boa. Apresentou o agente) por mais meios que possam ajudar os alunos a terem um melhor entendimento sobre determinados assuntos, e também para ajudar a desenvolver e praticar a empatia, já que boa parte dos usuários das redes sociais são adolescentes. Assim, poderá estabelecer um equilíbrio sobre o cenário. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |