A internet no dias de hoje ganhou muita influência das pessoas, por ser um meio de comunicação rápido e eficaz, a maioria da população tem e usa a internet.Ou seja,se percebe que há várias vantagens em ter acesso à internet, mas infelizmente (Vírgula) por ter toda essa rapidez de informação, fez com que as pessoas soubessem mais sobre a vida das outras, começando a expor suas opiniões, e desencadeando assim a cultura do cancelamento. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Cancelar se tornou uma forma de oposição a algo ou alguém, as pessoas começaram a cancelar as outras por suas más ações sobre a sociedade, isso para elas, (Sem vírgula) é uma como forma de lição para quem praticou esse determinado ato poder refletir e mudar a sua conduta. Mas atualmente as pessoas estão cancelando as outras por qualquer motivo, por usar uma coisa cara, por expressar suas opiniões, por não ser o padrão da sociedade, dentre vários outros. (Evite uma abordagem superficial. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo uma pesquisa feita pelo Rodrigo Martins Leite, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), "as pessoas canceladas terão marcas pelo resto da vida e dificilmente terão uma rotina normal e irão desencadear a reclusão, tristeza, ansiedade e até a depressão.". Então, se reflete que é (Melhore essa ideia) importante questionar a sociedade sobre suas ações, mas se deve deve-se ter responsabilidade ao fazer isso, afinal todos somos seres humanos (Evite clichês), podendo errar e aprender com as falhas. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Lamentavelmente se chegou a um ponto em que cancelar alguém (Vírgula) por qualquer motivo, tornou-se algo legal de se fazer, e fez as pessoas esquecerem do verdadeiro propósito do cancelamento, que é se opor ao racismo, homofobia e qualquer atitude preconceituosa presenciada na sociedade. Então as pessoas (Apresentou o agente) devem parar, refletir, buscar informações confiáveis, entender toda a história, para assim expor suas opiniões sejam elas positivas ou negativas sobre algo ou alguém. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |