Mostra-se evidente que as redes socias tornaram-se cada vez mais presentes no nosso dia a dia, afinal de contas elas representam o maior motivo das pessoas se manterem conectadas na internet, através delas podemos estabelecer conexões com pessoas de todo o mundo, desde que elas estejam ativas neste mundo virtual; (Melhore a progressão de ideias) por muitas vezes perdemos a noção do tempo envoltos nessas “facilitadoras de conexões sócias entre pessoas” seja em salas de bate-papo e nas outras formas de interações que são disponibilizadas, (Melhore a coesão textual) entretanto nos últimos anos houve um crescente movimento dentro das redes socias que merece reflexão por parte da sociedade, a famigerada “Cultura do Cancelamento”. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente voltado para dar ênfase a problemas da sociedade e do meio ambiente e dar voz para grupos sociais menos privilegiados, hoje, com o crescente engajamento das pessoas no mundo digital tem se tornado comum o “cancelamento” de usuários nessas mídias (em sua maioria influenciadores famosos) e a base para o julgamento são as postagens e interações que este indivíduo faz em sua rede social, se ao ver do público o mesmo tenha tomado uma atitude reconhecida como inadequada ou expôs uma opinião divergente gerando polêmica, este usuário sofre uma perda significativa de sua influência e é afastado socialmente, no caso de celebridades e de digitais influencers bem conhecidos a quantidade de seguidores e apoiadores caem de forma esmagadora (Vírgula) fazendo com que esses percam contratos e parcerias importantes. (Reestruture as discussões. Argumentação expositiva)
(Melhore a estratégia coesiva) O fato é que por muitas vezes o indivíduo sequer tem a chance de se vir a (Reformule) público se desculpar, dizer que reconhece o seu erro antes de ser cancelado, o público não lhe dá uma segunda chance, apenas julgam sem dar direito de defesa tornando este movimento antidemocrático, (Melhore o encadeamento textual) todos nós sabemos que somos propícios a erros, passamos a nossa vida lidando e aprendendo com eles e com essas pessoas não é diferente (Evite clichês), não discutir os fatos antes de apedrejar faz com que a cultura do cancelamento seja um julgamento questionável ou até mesmo injusto. (Abordagem superficial do tema. Reformule as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Dito isto, os usuários das redes sociais (Boa. Apresentou o agente), como exemplo o Twitter e Instagram (Vírgula) devem refletir sobre suas ações e entender que muitas vezes eles têm tomado atitudes precipitadas, devem também levar em consideração que o fato de ser cancelado pode interferir na vida pessoal e profissional do indivíduo envolvido nessa situação, ter consciência e conhecimento desses fatos pode melhorar as interações entre influenciadores e público e evitar julgamentos irresponsáveis, transformando o ambiente digital mais dinâmico e saudável. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |