Definida como um boicote realizado nas redes sociais às personalidades que cometeram atos ou falas preconceituosas e ofensivas, a cultura do cancelamento teve seu início com a repercussão do movimento #MeToo, em defesa dos crimes de assédio sexual em mulheres. Entretanto, a frequência da utilização do ato de “cancelar” aplicado em pessoas que postaram algo inadequado por ignorância ou apenas se posicionaram em um momento errôneo sobre determinado tema desvinculou-se do objetivo inicial do cancelamento de atingir os privilegiados por estruturas de poder e puni-los de forma pública por alguma injustiça cometida, tornando-se um pretexto para práticas maldosas de linchamento virtual. (Excelente! Contextualizou o tema. No entanto, não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Embora o alcance oferecido pelas redes sociais tenha possibilitado às minorias, sejam mulheres, negros ou pertencentes a comunidade LGBT+ (Desenvolva a sigla), maiores oportunidades para se manifestarem e lutarem por seus direitos, a não manifestação de opiniões é vista com maus olhos pelos internautas mais engajados, os quais se sentem no direito de julgar e “cancelar” pessoas em nome das boas virtudes e do que estes consideram moralmente correto, sem ao menos considerar critérios mais aprofundados. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, observa-se que a cultura do cancelamento trata de maneira rasa os problemas abordados, visto que a velocidade de informação encontrada nas redes sociais muda rapidamente os assuntos, deixando de solucionar os casos em sua profundidade (Melhore a apresentação dessa discussão). Ademais, é notório que, quando os “cancelados” são celebridades, ocorre uma inversão dos objetivos principais do cancelamento, tendo o cancelado uma maior visibilidade e, posteriormente, aumento de seguidores, ao invés da punição pelos seus atos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente), em parceria com a mídia, criar campanhas de conscientização quantos aos danos causados pela exposição nas redes sociais, como forma de mobilizar a sociedade a ter mais empatia quanto às diversidades sociais, culturais e intelectuais. Cabe também ao Ministério Público (Boa. Apresentou outro agente) investigar profundamente as manifestações apresentadas pela cultura do cancelamento, a fim de garantir justiça tanto aos manifestantes que estejam praticando uma luta correta, quanto às vítimas que foram “canceladas” erroneamente e tiveram suas vidas prejudicadas. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |