A Constituição brasileira diz que todos merecem respeito, porém nem todos têm. As pessoas negras, homossexuais e entre outras são alvos de piadinhas feitas na internet. Um meio que encontraram para combater isso nas redes sociais foi o cancelamento das pessoas que fazem comentários racistas, homofóbicos e que dilaceram a autoestima das pessoas (Melhore a construção dessa ideia). Consequentemente, aqueles que cometem isso sofrem com perda de fãns e chegada de críticas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O meio em que vivemos nos torna pessoas cada vez mais vulneráveis á para receberem críticas, sendo elas construtivas ou não. É correto corrigir um comentário desrespeitoso, esse é o objetivo do cancelamento (Melhore a apresentação dessa discussão). Um exemplo disso, (Sem vírgula) foi o rejeitamento das pessoas após um comentário homofóbico feito pela cantora Marília Mendonça durante sua live. É nítido que a internet fez com que ela reconhecesse o seu erro e se desculpasse. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Esta cultura de cancelar pessoas desrespeitosas foi uma atitude para romper com o silêncio e dar voz àqueles que sofrem com piadas preconceituosas feitas virtualmente ou até mesmo pessoalmente. No entanto é crucial analisar, entender e formar uma opinião construtiva para que realmente esses comentários sejam combatidos de uma forma respeitosa e igualitária para que a pessoa perceba seu erro e corrija-o, e não apenas de uma forma julgadora com o intuíto de denegrir a imagem da pessoa para que ela fique desestruturada. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, o Ministério da Tecnologia (Muito bem. Apresentou o agente) deve multar e banir as redes sociais de pessoas que fazem comentários que denigrem a humanidade, por meio de um projeto de lei que será entregue a Câmara dos Deputados. A lei dirá que pessoas que fazem comentários racistas, homofóbicos e relacionados á a beleza serão multadas, ou até mesmo presas, e sua conta na rede social será banida. Dessa forma espera-se que possa ser freado o preconceito e a falta de empatia, para que o cancelamento seja feito de forma correta e no momento exato. (Melhore a construção da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |