No livro “A República”, Platão retrata a fórmula para uma sociedade ideal, livre de injustiças e harmônica. No entanto, o propósito do filósofo não é respeitado, uma vez que a cultura do cancelamento acarreta a desarmonia contemporânea. Sendo assim, a rivalidade entre grupos político-sociais e a falta de proporcionalidade nos julgamentos configuram-se como as causas latentes da questão (Muito bem! Apresentou a tese), à medida que implicam numa urgente resolução a nível supranacional. (Muito bem. Contextualizou o tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido ressaltar que os ataques ofensivos destinados aos arranjos político-sociais antagônicos contribuem para a perpetuação da problemática. De acordo com o site Wikipédia, os discursos inflamatórios, carregador de ideologias, utilizam a cultura do cancelamento como uma forma de ganhar vantagem em detrimento da postura “cancelada” de seus adversários. Nesse sentido, as críticas constantes têm a capacidade de desgastar a imagem de opositores, já que o linchamento virtual em massa impede que esses indivíduos possam se defender amplamente (Melhore a apresentação dessa ideia). Logo, modificar o negativo cenário atual mostra-se crucial.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante salientar que, em virtude da carente presença de coesão nos julgamentos, o deficitário panorama persiste. Conforme um acontecimento virtual que ganhou grande repercussão nas redes sociais, o lançamento da música “Flores”, dos cantores Vitão e Luísa Sonza, foi alvo de boicote, recebendo milhares de “deslike”. Nesse contexto, a cultura do cancelamento é dotada de poder para prejudicar a carreira de celebridades, visto que o “tribunal da internet” é incoerente quando negligencia a visibilidade de assuntos mais importantes, como a violência sofrida por um cachorro num estabelecimento do “Carrefour”. Logo, reverter o caótico quadro é essencial. (Excelente estratégia coesiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe à Assembleia Geral das Nações Unidas (Boa. Apresentou o agente) reunir os 193 países para discutirem a respeito das implicações atreladas à cultura do cancelamento. Tal ação deverá acontecer por meio de uma reunião transmitida pela mídia, que será capaz de orientar o público acerca do motivo inicial pelo qual esse movimento digital foi criado, por exemplo, para amplificar as vozes oprimidas de parcelas da sociedade e exigir providências estatais. (Ideias fragmentadas) A fim de essa medida possa conscientizar a população, bem como concretizar o ideal platônico. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |